Como é chamado o contexto do desenvolvimento do cultivo de alimentos?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

O desenvolvimento da agricultura gerou uma série de mudanças na organização dos grupos humanos, tendo o desenvolvimento do cultivo de alimentos e domesticação de especie animais e vegetais é chamado de Revolução Neolitica ou Revolução Agricultura.

Trata-se de plantações em pequena escala, local, capaz de produzir alimento sem o uso de pesticidas nocivos. Essa é uma prática ambientalmente responsável, que pode também reciclar resíduos por meio da compostagem. São múltiplos os benefícios proporcionados pela adição de vegetação à cobertura.

Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que: foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita. ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América.

Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.

Confira quais são os cinco principais tipos de agricultura e entenda mais detalhes sobre cada um deles.

  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

Sistemas agrícolas
As atividades agrícolas que correspondem a todas as fases de plantio (preparação, correção, adubação, plantio, colheita e venda) dividem-se em dois tipos, geralmente segundo o tamanho da área e da produtividade alcançada: Não pare agora...

Desenvolvimento é toda ação ou efeito relacionado com o processo de crescimento, evolução de um objeto, pessoa ou situação em uma determinada condição. O ato de se desenvolver resulta na ação de estar apto para o próximo passo, direção, indicação ou etapa superior a que se encontra na fase atual.

Condições para o desenvolvimento da agricultura – Apesar do grande desenvolvimento tecnológico e científico ocorrido nos últimos anos, elementos naturais como o relevo, o clima, o solo e a água.

O sistema de cultivo refere-se às práticas comuns de manejo asso- ciadas a uma determinada espécie vegetal, visando sua produção a partir da combinação lógica e ordenada de um conjunto de atividades e operações. No caso da produção animal, esse processo é chamado de sistema de criação.

2 educação, erudição, desenvolvimento, aperfeiçoamento, aprimoramento, melhoramento, melhoria, melhora, progredimento, refinamento, engrandecimento.

A monocultura constitui um dos aspectos mais discutíveis na agricultura.

A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.

A agricultura tornou as civilizações possíveis. Ao longo da história, o aumento da produtividade agrícola foi peça chave durante o crescimento populacional. As inovações na produção e distribuição de alimentos ajudaram o abastecimento de alimentos a acompanhar o crescimento populacional.

O que é agricultura e qual é a sua importância? Segundo o Dicionário Aurélio, agricultura é o cultivo do solo, por meio de procedimentos, métodos e técnicas próprias, que buscam produzir alimentos para o consumo humano, como legumes, cereais, frutas e verduras, ou para serem usados como matérias-primas na indústria.

A técnica de cultivo contribui para a contenção de água na lavoura, evitando a erosão e perda de matéria orgânica do solo. A manter a propriedade agrícola sustentavelmente produtiva é necessário utilizar várias técnicas para obter resultados satisfatórios.

O processo de utilizar o solo para plantio de vegetais é chamado de sistema de plantio direto. Nesse sistema, o impacto da agricultura e das máquinas é diminuído, e consiste em realizar o cultivo de maneira direta ao solo.

O preparo do solo depende não só das suas características, mas também do tipo de colheita que se pretende adotar. Geralmente, consiste no preparo inicial com arações seguidas de gradagem ou subsolagem, seguidas de outra aração e gradagem, ou apenas escarificação, com antecedência de um a dois meses.