Como é chamado o altar da igreja?

Perguntado por: oresende8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

Presbitério é onde fica o altar. É o espaço litúrgico que geralmente é mais elevado dentro da igreja para melhor visibilidade. Geralmente é onde ficam duas mesas: a Mesa da Eucaristia e a Mesa da Palavra.

Olha, o altar é uma plataforma alta que significa um ponto sagrado de alguma religião ou prática espiritual.

3 - O interior de uma igreja

  • A porta principal e o átrio.
  • A nave ou lugar dos fiéis.
  • O presbitério.
  • A capela baptismal.
  • A capela do Santíssimo Sacramento ou o Sacrário.
  • A sacristia e outros lugares da igreja.

Aprendemos com os patriarcas sobre: a) quais são os tipos de altar; b) como deve ser o nosso altar.

  • O ALTAR DE ABEL: UM ALTAR DE ADORAÇÃO. Gn 4.4. ...
  • O ALTAR DE NOÉ: UM ALTAR DE GRATIDÃO. ...
  • O ALTAR DE ABRAÃO: UM ALTAR DE FÉ ...
  • O ALTAR DE ISAQUE: UM ALTAR DE SUPERAÇÃO. ...
  • O ALTAR DE JACÓ: UM ALTAR DE COMPROMISSO.

1. Mesa em que o sacerdote pagão sacrifica à divindade. 2. Mesa consagrada, geralmente com um retábulo, onde se celebra missa.

5 sinônimos de altar para 2 sentidos da palavra altar: 1 culto, religião. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 veneração, adoração, devoção.

Altar - mesa fixa, destinada à celebração eucarística. É o lugar onde se renova o sacrifício redentor de Cristo. De acordo com as normas da liturgia, cada altar conserva, numa cavidade especial, grãos de incenso, relíquias de santos e um documento de consagração assinado pelo bispo.

Chamado também Tabernáculo, o sacrário é o lugar onde se conservam as hóstias já consagradas na Missa. O sacrário deve ser um recipiente seguro, bem fechado (a chave) e ornamentado.

O púlpito é um objeto material dotado de caráter utilitário específico, peça do mobiliário dos templos e consiste de uma plataforma elevada com escada ou outro meio de acesso, cercada por um guarda-corpo. São esses os mínimos elementos que atendem à necessidade prática de fazer ver e ouvir o pregador.

A moeda é guardada com zelo num móvel de madeira com porta de vidro, uma peça antiga que o escritor chama de seu “altar pagão”.

Um altar é um lugar de sacrifício, de oferenda a Deus. No Velho Testamento, encontramos muitos altares, os quais eram feitos de pedra ou de metal. Sobre eles os adoradores ofertavam animais, cereais, óleo ou vinho. Esses altares foram erguidos em momentos especiais na vida de pessoas e nações.

A nave é o termo referente à ala central de uma igreja ou catedral onde se reúnem os fiéis de modo a assistirem ao serviço religioso.

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.

Na hierarquia da Igreja Católica, o cardeal só está abaixo do papa. Os cardeais compõem o conclave que elege o líder máximo da igreja, após a morte do antecessor. É freqüente que, mesmo depois de nomeado cardeal, o clérigo mantenha o seu trabalho de bispo ou arcebispo, dirigindo uma diocese ou uma arquidiocese.

O altar que temos hoje é o que Cristo fez por Sua vida e expiação na cruz do Calvário. Portanto, baseados no fato de que temos um altar espiritual, hoje, podemos, também, ter intimidade com o Senhor.

Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço. Religiões como budismo ou hinduísmo geralmente possuem imagens e quadros coloridos, o que contribui para a decoração”, exemplifica.

Vem da palavra latina 'altus', echamava-se assim por ser coisa construída em elevação, empregando-se para sacrifícios e outros oferecimentos. A significação mais usual da palavra hebraica e grega é 'lugar de matança'.

O acólito ou outro ministro leigo coloca sobre o altar o corporal, o sanguinho, o cálice, a pala e o Missal» (IGMR 139). Aqui temos várias coisas que se colocam obrigatoriamente sobre o altar, mas só neste momento, e não antes: o corporal, o sanguinho, o cálice, a pala e o Missal.

Noé

De acordo com o autor bíblico, o primeiro altar que se tem conhecimento foi construído por Noé: “E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar” (Gn 8,20).

Do latim altare (la). O sentido é altear, elevar, e, embora o altar seja um objeto, o sentido é que ele eleva, alteia, de um lugar mais baixo para um lugar mais alto, significando que ele eleva o homem até Deus.