Como é chamado o agrupamento de estrelas?

Perguntado por: ufurtado6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Constelações são agrupamentos de estrelas ligadas por linhas imaginárias usadas para representar objetos, animais, criaturas mitológicas ou deuses.

Constelações – Definição
Um agrupamento de estrelas na esfera celeste, percebido como uma figura ou de design, especialmente um dos 88 grupos reconhecidos nomes de personagens da mitologia grega e romana clássica, bem como vários animais comuns e objetos.

Estrelas binárias são sistemas constituídos por duas estrelas ligadas gravitacionalmente, orbitando um centro de massa comum. É preciso distinguir esses sistemas de binárias aparentes, que são pares de estrelas que parecem estar juntas no céu, mas não estão ligadas gravitacionalmente.

O termo "estrela binária" foi aparentemente introduzido por Sir William Herschel em 1802 para designar "uma estrela dupla real - a união de duas estrelas que formam um sistema pelas leis da atracção".

Qual é a diferença entre uma constelação e um asterismo? A diferença é que os asterismos não estão registrados oficialmente. A maioria dos asterismos são padrões de estrelas fáceis de reconhecer dentro de uma constelação.

As constelações do Zodíaco são 13, dentre as 88 que a União Astronômica Internacional definiu ao dividir o céu em regiões que são identificadas por um desenho, formado ao ligar algumas estrelas.

Uma constelação consiste em um conjunto de estrelas e outros objetos celestes em uma determinada região do céu.

O polígono estelar {5/2} conhecido como pentagrama, pentalpha ou pentângulo, considerado por alguns possuidor de significados ocultos. O polígono estelar não-degenerado mais simples é formado por dois polígonos {6/2}(i.e., triângulos), o hexagrama (Estrela de Davi, Selo de Salomão).

1. [ Astronomia ] Constelação. 2. Imagem que alguns minerais apresentam em forma de estrela (quando vistos em certas condições).

O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”. Outro, é saber que elas estão realmente muito próximas no céu, estando a aproximadamente 1500 anos-luz da Terra.

A característica principal da constelação é o seu "cinturão" de três estrelas, por vezes referido como os "Três Reis". Estas estrelas, chamadas de Alnitak, Alnilam e Mintaka, também são conhecidas como "Escada de Jacó" ou a cruz pessoal.

A constelação do Cruzeiro do Sul é popularmente conhecida por suas cinco estrelas mais notáveis: Alpha, Beta, Gama, Delta e Epsilon-Crucis.

As galáxias são conjuntos de estrelas, poeira, gases e matéria escura que formam o Universo.

Hidra

Hidra é a maior constelação da esfera celeste. Estende-se por mais de um quarto do céu, passando perto de constelações como, a Balança, o Centauro, o Corvo, a Taça, o Sextante e Câncer. É difícil de ver no céu, pois suas estrelas em geral têm pouco brilho, e é uma constelação muito extensa.

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

As estrelas dentro de um asterismo são geralmente de brilho semelhante entre si e podem variar de brilhantes e visíveis a olho nu ou distinguíveis com um telescópio. Em termos de relacionamentos entre si; estrelas em um asterismo podem ter uma conexão física ou talvez agrupamentos completamente aleatórios.

Os mapas celestes (ou cartas celestes) consistem em representações gráficas completas ou de partes da esfera celeste. Eles são usados para a identificação de planetas, estrelas e constelações no firmamento.

Sirius:

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Cruzeiro do Sul

A constelação Cruzeiro do Sul (ou Crux) é considerada a menor dentre as 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês).