Como é chamado gêmeos da mesma placenta?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Quando os bebês dividem a mesma bolsa e placenta (monocoriônica monoamniótica) a chance de complicações são maiores e o parto deve ser consideravelmente mais cedo, entre 32 e 34 semanas. Além disso é importante comentar também com relação a via de parto.

Gêmeos idênticos também são chamados de monozigóticos ou univitelinos e correspondem a aproximadamente 30% dos casos de duplas gestações.

Gêmeos idênticos ocorrem quando um óvulo se divide logo depois de ser fertilizado, resultando em dois embriões com o mesmo DNA. Já os gêmeos fraternos resultam da fertilização de dois óvulos, o que pode ocorrer quando a mulher produz dois ou mais óvulos de uma vez.

Os gêmeos idênticos são mais raros que os chamados gêmeos dizigóticos ou fraternos, pois são resultado da fecundação de apenas um óvulo.

De acordo com a doutora na fase fértil, as chances de gestação gemelar são pequenas, mas elas aumentam quando há casos na família da mãe, isto é, irmãos, tios, avós e irmãos dos avós maternos. “A chance de se ter uma gravidez gemelar está sim muito ligada a genética, principalmente do lado materno.

3) Plurivitelinos: uma mistura dos dois casos anteriores. Dois óvulos foram fecundados por dois espermatozóides. Um dos embriões divide-se formando uma dupla idêntica. Sendo assim, há gêmeos univitelinos e um fraterno na mesma gestação.

Gêmeos fraternos, também chamados de dizigóticos ou bivitelinos; são aqueles formados a partir de óvulos e espermatozoides diferentes, mas que se desenvolveram no mesmo período.

Gêmeos não-idênticos são mais comuns em algumas famílias. Mulheres mais velhas também são mais propensas a engravidar de gêmeos fraternos, porque têm mais chance de liberar mais de um óvulo durante a ovulação. Já os gêmeos idênticos não estão relacionados à herança genética.

Cerca de 10% dos univitelinos não dividem a mesma placenta. Outros podem ter em comum, além da placenta, o saco amniótico e cório. Como nos dois tipos de gravidez de gêmeos pode haver um bebê em cada placenta, este fator não deve ser o único critério utilizado para classificar o tipo de gestação.

A gestação univitelina ocorre quando um único óvulo é fertilizado por um único espermatozóide que passa por uma divisão celular, ou seja, o material genético se divide em dois formando dois indivíduos geneticamente iguais.

Dr Wagner Hernandez é quem comenta: “A definição de gêmeo mais velho se dá para o bebê que nasce primeiro. E esta é uma definição que ocorre geralmente no parto – mesmo que no começo da gestação um dos bebês esteja posicionado mais para baixo da barriga.

Vale lembrar que os gêmeos univitelinos sempre serão do mesmo sexo, já que compartilham toda a carga genética. BIVITELINOS, DIZIGÓTICOS OU FRATERNOS: São considerados bivitelinos os gêmeos que são formados pela fecundação de dois ou mais óvulos por dois ou mais espermatozóides.

Gêmeos univitelinos ou chamados idênticos
Quando um óvulo é fecundado por um só espermatozoide e se divide em duas linhas de células completas, ele dá origem aos gêmeos idênticos, ou monozigóticos, ou ainda univitelinos. Sempre são do mesmo sexo. Os gêmeos idênticos têm o mesmo DNA ou genoma.

Em 1998, por exemplo, médicos na Universidade de Edimburgo, Escócia, relataram um caso em que dois embriões, um masculino e outro feminino, se fundiram para formar uma única criança. A condição foi descoberta no menino quando o testículo esquerdo não desceu normalmente.

Algumas formas para engravidar de gêmeos, incluem tratamentos médicos como uso de remédios que estimulam a ovulação ou reprodução assistida como inseminação artificial ou fertilização in vitro, por exemplo, mas também alguns fatores como histórico de gêmeos na família ou ter filho após os 30 anos podem contribuir para ...

Quem possui gêmeos na família tem mais chances de engravidar de gêmeos – VERDADE. Sim, principalmente se o nível de parentesco for direto da mãe. Por exemplo, se ela tiver irmãs gêmeas, ou até mesmo ter tido filhos gêmeos, as chances de uma gravidez dupla são maiores.