Como é chamado a pessoa que não crê em Deus?

Perguntado por: vjaques8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Entretanto, os números são incertos, já que o IBGE não utiliza o termo “ateus”, mas sim “pessoas sem religião”, o que inclui os agnósticos, aqueles que tem dúvidas sobre a existência de Deus.

Um agnóstico teísta é caracterizado pela junção de duas doutrinas: o agnosticismo e o teísmo. Esse indivíduo acredita que existe um Deus (ou deuses), apesar de afirmar que não possui conhecimento que possa provar a sua existência. Acredita porque se baseia em um conceito anunciado por um determinada religião.

2 sinônimos de agnóstico para 1 sentido da palavra agnóstico: 1 ateísta, ateu.

O que é Deísmo:
Os deístas afirmam que Deus criou o universo com tudo o que está nele e está deixando que tudo siga seu curso natural, sem qualquer outra intervenção da Sua parte. O deísmo ensina também que não há milagres e que a Bíblia não é inspirada por Deus.

Sistema dos que crêem em Deus e na religião natural, mas rejeitam a revelação.

Os irreligiosos2 , que abrange as pessoas que não frequentam e nem possuem uma religião específica, mas aceita a ideia de existir divindades; até aqueles que além de não possuírem religião se consideram ateus ou agnósticos, ou seja, sem religião, sem religiosidade não aceitam a ideia de existir divindades (ateístas e ...

Agnóstica é o feminino de agnóstico.

Para os religiosos, agnóstico é aquele que não tem religião ou crença em algo. Para o agnóstico, o ser humano é aquilo que é sem estar submetido a uma ideia superior de controle ou transcendência, o mundo deve ser observado como algo racional e finito sem linhas ou ambientes imaginários. 1.

Continue a leitura e entenda!

  1. Alimente-se da Palavra. “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de fé que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

“Agnóstico é todo aquele que não conheceu Deus. A pessoa não nega nem afirma a Sua existência”, afirma o teólogo. Um agnóstico pode ser ateísta (não consegue provar a existência do deus nem acredita nele) ou teísta (não consegue provar a existência do seu deus, mas admite a possibilidade de ele existir).

1 espirituoso, agradável, alegre, anedótico, brejeiro, brincador, brincalhão, burlesco, chistoso, cômico, comunicativo, divertido, engraçado, faceto, festivo, folgazão, folião, gaiato, gaiteiro, galhofeiro, garrido, jovial, lépido, maroto, moinante, pilhérico, pitoresco, recreador, recreativo, risonho, travesso.

A principal diferença entre o ateísmo e o agnosticismo é que o ateu não acredita em deuses e negam sua existência, enquanto o agnóstico afirma que não há certeza se os deuses existem ou não. Veja abaixo outras diferenças entre os dois. Não existe, ou não tem certeza. Desconhecida.

Diferença entre Teísmo e Deísmo
Ao contrário das bases do teísmo, que consiste na tradição e revelação direta das informações dos antepassados, o deísmo se fundamenta na razão, no livre pensamento e nas experiências pessoais.

Um agnóstico pode acreditar apenas por fé em algum deus ou deuses, ao mesmo tempo em que admite não ter conhecimento sobre a existência do(s) mesmo(s), podendo ser teísta se acreditar nos conceitos de deuses como descritos por alguma religião, ou deísta se for algo diferente desses moldes.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E que tal pela sua etimologia? A palavra derivada do grego “pan” (“tudo”), e “theos” (“deus”). Logo, “tudo é Deus”. O Panteísmo é uma crença de que Deus não é o criador absoluto, pois é maior do que isso: ele abrange e compõe tudo, faz parte do Universo e se manifesta na Natureza, pois ambos são idênticos.

É uma espiritualidade fácil e que cria intimidade, mas há limites. É mais satisfatório conceber um Deus que está além das questões humanas, um Deus que não é uma personalidade divina, mas uma força criativa fundamental no Universo.

Atualmente, o panteísmo adquire um carácter sincrético composto por outras religiosidades que se assemelham pela relação de contemplação do homem com a vida e o ambiente, abarcando o naturalismo, paganismo, indigenismo, xamanismo, filosofia pré- socrática, taoismo e zen budismo.

É famosa a frase atribuída ao inglês G. K. Chesterton segundo a qual “quando um homem deixa de acreditar em Deus, ele não passa a acreditar em nada – passa a acreditar em qualquer coisa”.

Conselhos para aproveitar o poder da autoconfiança

  1. Não seja você mesmo, seja quem você gostaria de ser. Nós nos acostumamos, excessivamente, a escutar o conselho “aprenda a ser você mesmo”. ...
  2. Um salto de fé entre a vida que você tem e a que deseja. ...
  3. Se determinadas pessoas não acreditarem em você, alguém o fará

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.