Como é chamada a substância fundamental passível de polimerização?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A substância fundamental passível de polimerização chama-se monômero. Os monômeros, como unidades básicas, ao se ligarem com outros monômeros formam macromoléculas chamadas de polímeros.

Por definição, os polímeros são grandes moléculas, ou macromoléculas feitas pela ligação (química) de uma série de blocos de monômeros.

A reação de polimerização é muito comum na natureza, como podemos verificar em carboidratos (como o amido) e proteínas (como a caseína do leite). Ela também ocorre de forma sintética, já que a grande maioria dos polímeros utilizados pelo ser humano no dia a dia é feito artificialmente.

Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza. São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas. Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.

São formados pela junção de monômeros distintos, e eliminam moléculas pequenas. Geralmente é liberado o H2O (água), mas algumas vezes o ácido ou álcool. Após a eliminação dessa molécula descartável, os outros dois fragmentos que eram ligados por essa molécula se condensam e formam o polímero.

1- Polimerização Homogênea
i- Polimerização em suspensão ii- Polimerização em emulsão iii- Polimerização com precipitação do polímero iv- Polimerização interfacial (polimerização em etapas conduzida em uma interface entre dois líquidos imiscíveis, com cada fase contendo um dos monômeros).

Os polímeros podem ser classificados de acordo com seu comportamento mecânico, sendo divididos em termoplásticos, termofixos (ou termorrígidos) e elastômeros. Os termoplásticos e termofixos compõem os plásticos, que são materiais sólidos a temperatura ambiente.

Dependendo da estrutura química do monômero, do número médio de meros por cadeia e do tipo de ligação covalente, os polímeros são classificados em três classes diferentes: plásticos, borrachas e fibras.

Eles fazem parte de três classes: carboidratos, lipídios e proteínas.

As proteínas são polímeros de alto peso molecular, cujas unidades básicas são os aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas formando longas cadeias, em várias estruturas geométricas e combinações químicas para formar as proteínas especificas, cada qual com sua própria especificidade fisiológica.

Os polímeros estão divididos em dois grupos diferentes, denominados polímeros de adição e condensação.

[ Química ] União de várias moléculas idênticas para formar uma nova molécula maior.

Portanto, os principais polímeros de uso industrial são: polietileno (PE), polipropileno (PP), poliestireno (PS) e o policloreto de vinila (PVC).

Tornar polímero; transformar em polímero.