Como é chamada a salsicha em Santa Catarina?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina é conhecida como bergamota e no Sudeste e Nordeste a encontramos como mexerica ou tangerina. Na cidade de Curitiba as pessoas a chamam de “mimosa”. Salsicha ou vina? A salsicha, na cidade de Curitiba e em algumas outras do interior do estado do Paraná é chamada de “Vina”.

Já no nordeste, é "laranja-cravo" ou "mimosa". Salsicha - No Paraná, salsicha é "Vina". O nome deriva de "wiener" (cuja pronúncia em alemão é bem semelhante a "vina") que é um tipo de salsicha. Mandioca - No Rio de Janeiro, mandioca é mais conhecida como "aipim", enquanto no nordeste é "macaxeira".

Origem do termo
A wiener, assim grafada pelos alemães e que ganhou dos curitibanos o apelido de “vina”, quer dizer, em português, “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos imigrantes alemães, muito utilizado em cachorros-quentes.

Bucica: cadela; “fema” do cachorro.

Bucica – apelido para cadela.

Salsicha no Paraná, por exemplo, é popularmente chamada de vina. Já o que o carioca chama de jaqueta, em Curitiba, é conhecido como japona.

No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim". Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira".

A palavra "vina" (wiener em alemão), sempre enfatizada por muitos curitibanos que insistem em dizer "salsicha não, é vina!", faz parte da lista de expressões que estão diretamente ligadas ao modo como os paranaenses são conhecidos em outras regiões do país.

No Sul e Sudeste, é mais conhecido como mandioca, sendo que no Rio de Janeiro também é encontrado como aipim. Já no Norte e Nordeste, é macaxeira ou aipim.

Consumo de tangerina
Os maiores estados consumidores de tangerina são Rio Grande do Sul (3,89 kg per capita), Santa Catarina (2,05) Distrito Federal (1,72), São Paulo (1,67), Paraná (1,43), Mato Grosso do Sul (1,32), Rio de Janeiro (1,22) e Espírito Santo (1,08).

Abóbora. É bem verdade que existem variações, mas sabe aquela usada em festas de Halloween? Pois bem, aqui no Sul é só abóbora, mas no nordeste chamam de jerimum.

Onde surgiu, o que faz? Vina é uma corruptela da palavra alemã “Wienerwurst“, sendo “wiener” “Viena” e “wurst”, salsicha, o que forma “salsicha de Viena”. Logo, tanto vina quanto salsicha estão corretas (embora vina seja mais gostosa ;D).

É conhecida como vina em Curitiba e arredores, termo que tem sua origem no alemão Wiener (literalmente, "vienense").

Linguica De Carne Suína (Salsichão)

As pessoas nascidas em Santa Catarina são apelidadas de “barriga-verde” porque, no século XVIII, os soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha usavam uma faixa verde sobre a barriga – acessório do uniforme.