Como é chamada a pessoa que lê muito?

Perguntado por: lrebelo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros". Se a pessoa lê mais, tem mais conhecimento do mundo, e isso se reflete na escrita.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

As pessoas com vício em leitura são chamadas bibliófilas, no dicionário pode ser encontrado como “amante ou colecionador de livros”. Essa é uma parte da vida de Alícia Araújo, acadêmica de Direito na. “Eu gosto mais de ler livros de romance, sempre fui apaixonada por livros que levam para outro universo.

O primeiro tipo de leitor é o contemplativo-meditativo, este é da idade pré-industrial, o leitor que se identifica com o livro impresso, com a imagem. O segundo é o leitor em movimento, dinâmico, do mundo híbrido; um leitor ligado a revolução industrial, do começo dos grandes centros urbanos.

A leitura favorece a melhora da escrita, expande o vocabulário, trabalha a criatividade e auxilia na formação do senso crítico (capacidade de reflexão sobre algo)”, afirma. Segundo ela, não há um tempo diário específico a ser dedicado à leitura para que as habilidades sejam desenvolvidas.

Pessoa que lê um livro, um jornal, etc. 3. Aquele que faz profissão de ler em voz alta diante de outras pessoas.

Portanto, bibliófilo é o "amante dos livros" ou, por outras palavras, aquele que cultiva os livros, os colecciona. Em geral, o bibliófilo possui em sua casa uma grande biblioteca, fruto da sua paixão pelos livros.

Interpretação que se faz de algo: 5 interpretação, análise, compreensão, apreciação, exame, observação, visão, versão, perspectiva, prisma.

Melhora o senso crítico
O hábito de ler desenvolve o pensamento crítico e a análise dos fatos. Isso implica em avaliar de maneira mais racional o que acontece ao nosso redor, sem se deixar guiar pela opinião alheia. Ou seja, construir suas próprias opiniões e conceitos sobre o mundo.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário.

Benefícios da leitura: 5 razões para ler diariamente
Ajuda a exercitar a imaginação e criatividade. Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse.

Mas o leitor viciado em apenas acreditar sem questionar não percebe isso e fica indignado quando um amigo contradiz o que o seu escritor escreveu. Dessa forma, o leitor viciado não aceita palpites, não aceita convites para saídas, pois vê na leitura a única saída para a sua salvação.

Hábito de leitura: como faço para desenvolver?

  1. Trabalhe a paciência. ...
  2. Estabeleça metas diferentes. ...
  3. Escolha os assuntos que gosta. ...
  4. Faça uma lista de livros. ...
  5. Defina um horário de leitura. ...
  6. Crie um espaço ideal para ler. ...
  7. Converse com seus amigos sobre os livros. ...
  8. Exerça o seu lado voluntário.

Leitor assíduo é assim: lê diariamente, seja jornal, revista ou livro. Ás vezes, conversa com você, mas está pensando em terminar a leitura daquele livro. Curioso, acompanha os lançamentos literários, não resiste uma banca de jornal, livraria ou um sebo, baú de obras preciosas .

Neste artigo, falaremos sobre os 4 tipos de leitura que cita Mortimer Adler em Como ler livros:

  • Leitura elementar,
  • Leitura inspecional,
  • Leitura analítica,
  • Leitura sintópica.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

Quem lê mais automaticamente desenvolve mais vocabulário e mais ideias. A neuropsicologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, já tem alguns estudos nesse sentido, mostrando que o cérebro tem certa plasticidade: quanto mais a pessoa faz uma coisa, mais possibilidades ela está abrindo.

“Com o hábito de ler, você pode diminuir os níveis do hormônio do estresse, desacelerando os pensamentos e o ritmo da respiração, além de reduzir o risco de desenvolver doenças psicológicas e degenerativas, como o Alzheimer, ansiedade e até mesmo a depressão”, enfatiza.