Como é chamada a paisagem humanizada?

Perguntado por: ecaetano7 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Essa também é chamada de paisagem modificada ou artificial. Isto ocorre em decorrência da ação humana.

Conteúdo deste artigo

  • Paisagem natural e paisagem cultural.
  • Paisagem natural.
  • Paisagem cultural.
  • Nem natural, nem cultural.
  • Paisagem dinâmica.
  • Paisagem estática.

As paisagens podem ser classificadas em duas categorias: paisagem natural e paisagem cultural ou antrópica.

Cidades, pontes, estradas, grandes edifícios são exemplos de paisagens culturais, que também podem ser classificados como paisagens humanizadas ou paisagens modificadas.

As paisagens naturais são aquelas que não sofreram qualquer tipo de ação do ser humano. Já as paisagens humanizadas receberam a interferência do ser humano para sua composição. As paisagens naturais e humanizadas estão interligadas ao conceito de paisagem.

AS PESSOAS TRANSFORMAM A PAISAGEM
POR EXEMPLO, AS PESSOAS RETIRAM A VEGETAÇÃO EXISTENTE, PLANAM MORROS, CANALIZAM OU ALTERAM O CURSO DE RIOS PARA CONSTRUIR BARRAGENS, ESTRADAS, LOJAS, FÁBRICAS, HOSPITAIS, RUAS, CULTIVAR ALIMENTOS, CRIAR ANIMAIS ENTRE OUTROS.

A paisagem cultural é formada por meio da intervenção antrópica no espaço natural. As zonas urbanas são um exemplo clássico de paisagem cultural. As cidades são um exemplo de paisagem cultural. Paisagem cultural é aquela composta por elementos construídos e/ou modificados pelo ser humano.

Paisagem cultural é aquela formada a partir da interferência humana. Ela possui tanto elementos naturais quanto elementos culturais, criados ou transformados pela ação antrópica, como casas, edifícios, ruas, avenidas, pontes, estradas, postes e cercas.

Resumo sobre paisagem natural
As paisagens podem ser estáticas (sem movimento) ou dinâmicas (em que ocorre movimento). São alguns exemplos de paisagens naturais: Grand Canyon, Monte Everest, Chapada Diamantina, Floresta Amazônica, cataratas do Iguaçu e deserto da Antártida.

A paisagem natural apresenta baixo nível de modificação no ambiente natural, ou seja, conserva os aspectos físicos do meio. Já a paisagem cultural é caracterizada pela transformação do espaço mediante a ação humana, em especial a partir do desenvolvimento das atividades produtivas.

A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.

Os elementos culturais ou humanizados são aqueles construídos pelos seres humanos: casas, prédios, pontes, rodovias, plantações… Os próprios seres humanos são elementos importantes da paisagem.

Alguns exemplos de paisagens naturais incluem geleiras, desertos, florestas, savanas, o fundo do mar, pântanos e outros.

A paisagem natural é formada pelos elementos naturais: montanhas, cachoeiras, florestas. E uma paisagem natural por que, não tem nenhuma modificação feita pelo homem. A paisagem humanizada é aquela que foi modificada pelo homem, na necessidade de construir casas, prédios, fábricas.

Para quê humanizar a paisagem? A paisagem do nosso país difere muito daquela no momento de sua descoberta, quando os indígenas eram os únicos habitantes. Para satisfazer as tendências ou necessidades humanas, em virtude da chegada de novos habitantes, o homem precisou intervir construindo casas, estradas e cidades.

Paisagem degradada é aquela que perdeu ou está perdendo a biodiversidade – a base de toda a vida no planeta.

A paisagem cultural é aquela produzida por meio da intervenção do homem no meio. Portanto, é formada pelo conjunto de objetos prioritariamente artificiais que são criados e transformados pelo homem. Os elementos ruas, lojas e casas são criados pelo homem.

Na geografia, a paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana). Ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros.

A Paisagem Urbana. Nas grandes metrópoles, a paisagem urbana é composta por trânsitos de carros, fluxo de pedestres, indústrias, edifícios, construções, poluição sonora, visual e principalmente o ar.