Como é chamada a língua inglesa?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Inglês (English) é uma língua indo-europeia germânica ocidental que surgiu nos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra e se espalhou para o que viria a tornar-se o sudeste da Escócia, sob a influência do reino anglo medieval da Nortúmbria.

O inglês tornou-se uma língua global como resultado de dois fatores principais: a extensão do poder colonial britânico, que teve seu ápice no final do século XIX, e a hegemonia dos Estados Unidos como poder econômico no século XX.

Essa forma “padrão” é conhecida como Standard American English (SAE) ou General American. Trata-se de uma forma do inglês americano falado e escrito sem as influências e interferências do inglês falado em cada região.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

origin s (plural: origins)

pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis

No entanto, a palavra inglesa mais comprida que faz parte do dicionário inglês é a palavra de 45 letras "pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis", que se refere a uma doença pulmonar.

Nações como Austrália, Bahamas, Estados Unidos, Granada, Guiana, Grã Bretanha, Irlanda, Jamaica, Malta, Nova Zelândia, Porto Rico e Trinidad, falam o idioma como primeira língua. Mas como reflexo do processo de colonização e globalização, muitos países falam inglês como segunda língua.

A língua inglesa tem sua origem ligada aos diferentes povos que ocuparam a região da Grã-Bretanha. O arquipélago que chamamos hoje de Ilhas britânicas começou a ser ocupado por volta de 700 a.c, pelos celtas. Posteriormente foi dominado pelos Romanos e na baixa Idade Média pelos saxões.

Embora seja idioma nativo menos falado do que o mandarim e o hindi, o inglês, em consequência da hegemonia econômica, científica e tecnológica dos Estados Unidos, detém o status de língua franca da ciência na atualidade.

Na maior parte da Ásia, África e partes da Oceania e Europa, o árabe foi língua franca desde o século VII, sendo utilizado até hoje desde as Filipinas até o Senegal.

A diferença está em que a língua oficial é dada como a língua do Estado de modo que todos que a ele estão ligados são obrigatoriamente falantes dela. Mesmo que certas pessoas não a falem, no plano oficial são tomados imaginariamente como seus falantes e são tratados como tal, são cobrados por isso.

As diferenças entre o British e o American são principalmente de pronúncia. Também encontramos algumas diferenças de vocabulário, e pequenas diferenças na ortografia e na gramática. É difícil, entretanto, se alcançar conclusões definitivas sobre as diferenças porque a questão é mais complexa do que parece.

Mesmo para quem tem inglês básico, as diferenças de pronúncia são perceptíveis, sem contar o sotaque propriamente dito. O sotaque do inglês britânico é completamente diferente do norte-americano. O “r” um tanto “enrolado” de boa parte dos norte-americanos, por exemplo, fugiu um pouco da pronúncia britânica.

As diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano não se limitam somente à pronúncia, mas se aplicam também ao vocabulário, ortografia e estruturas gramaticais. Tais diferenças são comparáveis às diferenças entre o português de Portugal e o português do Brasil.

Francês

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

create v (created, created)