Como é chamada a filha do cacique?

Perguntado por: lvidal . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Em uma tribo indígena, vivia uma mulher chamada Iaçá, a filha do cacique.

Iaçá trancou-se em sua tenda, ficando ali por quase dois dias de joelhos, rogando a Tupã que mostrasse a seu pai uma maneira pela qual não fosse preciso repetir o sacrifício de inocentes.

Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel: resolveu que, a partir daquele dia, todas as crianças recém nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional da tribo. Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçá, deu à luz a uma menina que também teve de ser sacrificada.

Reza a lenda que uma variedade do abacaxi teria poderes afrodisíacos. Seria justamente aquele que dá em Irará, terra do mestre Tom Zé. Por isso o compositor baiano dedicou uma música ao fruto. A ciência não atestou tal façanha, mas, de qualquer maneira, vale saborear a canção.

A lenda do pirarucu
Pirarucu, porém, não herdou do pai o bondoso coração. O rapaz era cheio de vaidade e egoísmo; vivia se vangloriando de sua força e poder; e ainda reclamava dos deuses. Certa vez, enquanto seu pai visitava outras tribos, Pirarucu capturou índios de sua própria tribo e os matou sem motivo algum.

Entre as frutas, cajus, bananas, mangaba, ingá, araçá, jabuticaba, mamão, guabiraba e maracujá são as mais consumidas. A castanha do Pará e o mel de abelha também estão entre os alimentos fundamentais da dieta do índio brasileiro.

Entre muitos outros frutos nativos indígenas, podemos destacar o Açaí, Tucumã, Guaraná, Cupuaçú, Pinha, Cajuru, Pupunha, feijão-de-corda e pimenta-de-cheiro.

Acaí, a “fruta que chora”
O termo “açaí” é oriundo do tupi “yasa'i”, que quer dizer “fruta que chora”, numa referência ao suco desprendido pelo seu fruto.

Segundo essa lenda indígena e amazônica, a vitória-régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar tocar o reflexo da Lua. Para os índios, a Lua era Jaci, deusa da Lua na mitologia tupi, que transformava as índias que escolhia em estrelas do céu.

O pajé de uma aldeia tem um sonho com uma planta desconhecida, e sabe que é uma profecia. Logo depois, nasce Mani, uma menina de pele branca, como nenhum índio jamais tinha visto. A indiazinha morre misteriosamente e, na terra onde é enterrada, nasce uma planta, cuja raiz é tão branca quanto a pele da menina.

O guaraná é um fruto originário da Amazônia. Segundo a lenda folclórica da região, ele é originalmente os olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente quando estava apanhando frutos na floresta.

Interpretando a cena como uma bendição de Tupã, Itaki mandou apanhar os frutos. Com eles, foi possível fazer um forte e nutritivo suco avermelhado que dava para alimentar todo o povo de Itaki. Em homenagem à filha, Itaki deu à palmeira generosa o nome de Açaí, Iaçã ao contrário.

milhares de anos atrás

A história do açaí remonta a milhares de anos atrás, quando os povos indígenas da Amazônia o utilizavam como uma importante fonte de alimento e medicina tradicional. O açaí é uma fruta que cresce em palmeiras que chegam até 25 metros de altura, encontradas principalmente na região da Amazônia.

Origem da Lenda
Acredita-se que a cobra grande foi responsável por criar parte dos rios. Isso porque ao se rastejar ela deixava sulcos gigantescos na terra, que com o tempo, se transformaram em rios caudalosos, como o Amazonas.

Sim, isto é o Durian, muito prazer. É chamado de Rei das Frutas! Lembra uma jacá (Artocarpus heterophyllus) visualmente, mas não são nem parentes.

A fruta era do tamanho de um dedo e por isso teriam usado o nome banana, palavra árabe que quer dizer "dedo". A fruta foi descoberta na Índia pelos exércitos de Alexandre, o Grande. Segundo uma lenda antiga, os sábios da Índia descansavam à sua sombra e comiam de seus frutos.

Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência. No morango, por exemplo, os frutos são os diversos pontinhos escuros.

Um exemplar de tubarão-baleia (Rhincodon typus), o maior peixe do mundo, com 5 metros de comprimento, foi flagrado por pesquisadores se alimentando no fundo do mar em Baixa California Sur, no México.

O pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo, é protegido por limitações de pesca desde a década de 1980, após a constatação de que a sua população estava em declínio. Atualmente, no Amazonas, só é permitido capturar a espécie dentro de sistemas de manejo, um modo de pesca controlada em reservas ambientais.