Como é cansativo ser mãe?

Perguntado por: rcaldeira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Muitas vezes, o aspecto mais cansativo de ser mãe é ter que ser a "Conhecedora de Todas as Coisas", ser quem detém todo o conhecimento dos bastidores sobre todas as diversas coisas envolvidas na criação de uma criança.

Vejam as dicas:

  1. 1) Sempre que seu filho tirar uma sonequinha ou dormir, aproveite para dormir no mesmo momento que ele! Essa é uma dica para as mamães de recém-nascidos. ...
  2. 2) Divida as tarefas do bebê com seu marido! ...
  3. 3) Aceite ajuda dos familiares! ...
  4. 4) Tire 1 hora do dia para você! ...
  5. 5) Procure ter uma noite inteira de sono!

Dói quando o filho nasce e ela se pergunta como vai saber educar. Dói quando, tendo o futuro todo pela frente, ela se sente perdida, como se o mundo não tivesse continuação. Dói quando filho chora de noite e ela não sabe bem como acalmá-lo. Ela aprende, então, a interpretar cada choro pra entender seu bebê.

As mulheres são sobrecarregadas com as funções de mãe e de gestão da casa, além de terem que se preocupar com o fim da licença e como irão conciliar todas estas tarefas. Mesmo quando homens e mulheres têm a mesma carga horária, geralmente são elas que fazem a maior parte do trabalho em casa e do cuidado com os filhos .

Durante a licença-maternidade e nos primeiros meses da criança a solidão pode aparecer quando uma mãe está hiperconectada com o seu bebê (o que é esperado) e ela passa longas horas com ele, porque uma grande conexão está sendo construída.

O que cansa é todo o resto. Ser mãe não cansa, mas cuidar, ensinar, amar, trabalhar, limpar a casa e estudar, tudo ao mesmo tempo, cansa. O que cansa é não se dar o luxo, é não ter aquele momento só seu. O que cansa é dormir depois de dar mais do que podia de si e ainda deixar pendências pro dia seguinte.

Brinque, passeie, abrace, dê risada, ensine, ajude, às vezes chame atenção (quando for preciso). O tempo não volta, então aproveite a maternidade ao máximo! E lembre-se: se está passando por um período difícil no maternar, tudo passa, melhora e se adapta.

amor de mãe é um amor que dói! Dói quando os filhos crescem e dia a dia vão conquistando sua independência, dói vê-los não querendo mais seu colo, não querendo mais segurar na sua mão porque agora aprenderam a andar sozinhos, a correr sozinhos, dói quando eles dia a dia não precisam mais de você para tudo…

Se você está com sintomas do burnout materno:
Procure apoio psicológico. Agende terapia para ontem com mulheres e mães que entendam do assunto. Se possível, procure um psiquiatra e dialogue. Algumas mulheres precisam ser medicadas.

É uma carga alta de estresse emocional, gerado por inúmeras exigências. A mãe fica com a sensação permanente de fracasso, de que não consegue dar conta de tudo aquilo, e se culpa por estar sendo insuficiente.

Tem dias em que ser mãe é cansativo, é difícil, esgota suas energias e você se pergunta como vai arrumar forças para seguir em frente… Precisamos descansar, cuidar de nós mesmas, valorizar cada pedacinho de felicidade diária, cada sorriso de nossos filhos, cada abraço, cada “eu te amo”...

A maternidade também me fez compreender ainda mais as mulheres que optam por não ter filhos. Não é tão fácil quanto parece ser. Depois que nos tornamos mães o modo como a sociedade nos enxerga muda radicalmente e parece que todo mundo para a ter o “direito” de opinar sobre sua vida e suas escolhas.

7 Sinais de que você está preparada para ser mãe

  1. Está "obcecada" com o bebê de uma pessoa próxima. ...
  2. Teve êxito em um teste de fogo como babá ...
  3. O casal está feliz. ...
  4. Gasta tempo vendo produtos para bebês. ...
  5. As finanças estão em dia. ...
  6. Está emocionalmente estável. ...
  7. Mudança brusca de rotina não te assusta.

Segundo a definição formal do dicionário, mãe é a mulher que deu à luz um ou mais filhos e os cria; pessoa generosa e bondosa que dispensa cuidados maternais, que protege muito os outros. Mas a gente acredita que ser mãe vai muito além disso. A maternidade faz você ensinar a amar e ser amada.

Para Bianca Andrade, a fase do puerpério foi a mais difícil da maternidade. Em entrevista, ela conta que teve uma péssima experiência com a amamentação e que esse período impactou seu psicológico. Mas, você sabe o que é o puerpério?

Exaustão, esquecimentos e necessidade de dar conta de tudo são sintomas quase sempre presentes na vida de mulheres com filhos. Mas, o excesso de esgotamento emocional pode significar a síndrome de burnout materno.

Toda Mãe é Única
Quem cuida da mãe cansada,? Mãe também precisa de colo, de cuidado, de descanso, de ouvido...