Como é calculado o crescimento vegetativo ou natural da população?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O crescimento natural ou vegetativo é fruto da diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. Seu cálculo é resultante da subtração entre os índices de natalidade e mortalidade de uma população. O resultado do seu indicador implica um valor positivo ou negativo de aumento da população.

Crescimento populacional diz respeito ao aumento do número de habitantes de uma população, o que pode ocorrer quando o número de nascimento supera o de mortes (crescimento vegetativo) e também quando, além do maior número de nascimentos, um determinado grupo populacional registra ainda mais imigrações do que emigrações ...

Para calcular o índice de crescimento natural, basta subtrair o número de nascimentos de uma população pelo número de mortes.

O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).

Nos anos de 1960 a 2021, a população no Brasil aumentou de 72,18 milhões para 214,33 milhões de habitantes. Isto significa um aumento de 196,9 por cento em 61 anos. O maior aumento foi registrado em 1962 com 2,96%. O menor aumento foi em 2021 com 0,53%.

O cálculo é feito da seguinte maneira: nascimentos – mortes + saldo migratório x 100 / população total = Total em %.

O que é Crescimento vegetativo:
Também conhecido como “crescimento natural”, este pode ser classificado em três diferentes categorias: positivo, negativo e nulo.

O cálculo é realizado com base na relação entre o número de nascidos vivos em um ano e o número de habitantes do local. O resultado é expresso em porcentagem. Por exemplo, se em um determinado lugar o nasceram 1200 crianças e a população total é de 1.000.000 de habitantes, a taxa de natalidade será de 1,2‰.

O crescimento vegetativo, chamado também de crescimento natural, é calculado pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma população em determinado intervalo de tempo. Quando esse indicador é positivo, significa que houve um aumento na população.

O crescimento natural pode ser: Elevado: Quando o número de nascimentos é maior que o de mortes. Reduzido: Quando o número de nascimentos é menor que o de mortes. Nulo: Quando o número de nascimentos é igual ao de mortes.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

O crescimento vegetativo 'e calculado a partir da taxa de natalidade ( quantidade de pessoas nascidas) subtraída pela taxa de mortalidade ( quantidade de pessoas falecidas) em certa região, mostrando assim o quanto a população cresce ou diminui em respectivos percentuais.

O crescimento natural ou crescimento vegetativo é a diferença entre os nascimentos e as mortes, ou seja, entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, geralmente ele é expresso em porcentagem.

Resposta: Crescimento vegetativo é o valor obtido através da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada região. Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado.

Saiba como medir a densidade demográfica
A conta é simples: número de pessoas / dimensão do espaço em km². Foi assim que se chegou, por exemplo, à densidade demográfica do Vaticano: o pequeno Estado tem 1.891 habitantes/km², quarta maior densidade populacional do mundo.

O crescimento vegetativo – ou, simplesmente, crescimento natural – refere-se ao crescimento da população em um determinado território com base no número de pessoas que nasceram em um determinado período em comparação com o número de falecimentos.