Como é calculado o CCL?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O cálculo para determinar o CCL é muito simples, e é realizado através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante.

E como interpretar esses números? Se o CCL for positivo, significa que sua empresa tem dinheiro suficiente pra pagar suas contas. Se for negativo, pode ser um sinal de problemas financeiros. Mas não se preocupe, existem maneiras de melhorar o CCL da sua empresa.

Para saber quanto uma empresa tem de ativo circulante, é preciso somar os valores de todos aqueles exemplos que já citamos aqui:

  1. dinheiro na conta;
  2. contas a receber;
  3. inventário;
  4. estoque;
  5. títulos negociáveis;
  6. despesas antecipadas;
  7. e qualquer bem que possa ser convertido em dinheiro no prazo máximo de um ano.

Capital circulante líquido corresponde a diferença entre o Ativo e o Passivo Circulante de uma companhia. Em outras palavras, é o capital da empresa que possui liquidez e pode ser utilizado facilmente para fins de giro de estoque e pagamentos de dívidas com vencimento no curto prazo.

Ocorrendo inclusão de outros itens na conta dos encargos financeiros, o que leva ao aumento do passivo financeiro, o CCL e o ST serão afetados negativamente.

O que é o CCL? O capital circulante líquido, também conhecido como capital de giro, é um indicativo relacionado à diferença existente entre os passivos e ativos circulantes de um negócio, isso é, o CCL é a quantidade de dinheiro, bens e direitos que uma empresa possui em reserva.

O capital circulante líquido (CCL) deve refletir a liquidez das empresas, com base na relação risco-retorno: quanto maior o CCL de uma empresa, menores serão sua liquidez e sua rentabilidade.

O patrimônio líquido (PL) é um conceito dentro do balanço patrimonial e se refere ao valor contábil de uma empresa. Trata-se, portanto, da diferença entre os ativos e passivos do negócio.

No caso de o CCL ser igual ou próximo de zero significa que a empresa está no equilíbrio, na teoria seus ativos de curto prazo estão igualmente comprometidos a cobrirem seus passivos de curto prazo, podendo existir algumas necessidades de saber lidar com seu fluxo de caixa diário.

Para fazer o cálculo dos Passivos/Ativos é preciso analisar o balanço patrimonial de uma determinada organização, aplicando a seguinte fórmula: Passivos/Ativos = (Dívida de curto prazo + Dívida de longo prazo) / Total de ativos.

Dessa forma, para calcular o ativo não circulante é necessário subtrair os ativos totais pelos ativos circulantes, mediante a seguinte equação: Ativo Não Circulante = Ativos Totais – Ativos Circulantes.

Como calcular o passivo circulante? Você consegue entender, então, que a partir da soma de todos os ativos e, separadamente, de todos os passivos, você chega ao patrimônio líquido da sua empresa. Através dele, você vai conseguir saber se teve retorno financeiro e quanto foi esse retorno.

Tratamento: O tratamento do CCL deve ser direcionado na etiologia por trás da síndrome. Casos secundários a transtorno depressivo devem ser medicados com antidepressivos, distúrbios metabólicos, como hipotireoidismo, devem ser corrigidos, assim como hipovitaminoses, como a deficiência de vitamina B12.

A CCL (Cia. Catarinense de Laminação) está de cara nova agora com 75% da produção voltada exclusivamente para produção de Stand Up Padlle ( SUP COMPANY ). Mauro Roxo, 45 anos, fundador da fábrica de laminação de pranchas, produz seus próprios shapes a maõ ou a máquina.

A princípio, o CCL positivo indica que a empresa tem recursos para pagar todas as suas obrigações e ainda fica uma reserva.

O Saldo de Tesouraria (T) é obtido pela diferença entre o ativo financeiro circulante (ATIVO ERRÁTICO) e o passivo financeiro circulante (PASSIVO ERRÁTICO).

Em primeiro lugar, o fluxo de caixa de referência ao valor de entradas e registros de um negócio, a partir de um período de tempo determinado. Já o fluxo de caixa líquido considera esses dados, mas trabalha sobre o valor que sobra a partir dessas movimentações, quais são os pagamentos em geral.

A fórmula indicada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para o cálculo do capital de giro é a seguinte: Fórmula do capital de giro: Todas as contas a receber + o valor que você possui em estoque - as contas a pagar + o valor a pagar em impostos e despesas.

Os cartões possuem um limite único, ou seja, compartilham o mesmo limite.

Assim, das alternativas a única conta que não faz parte do Patrimônio Líquido é a D) Imobilizado.

Continuar lendo Como calcular CCP e CCL?