Como é calculada a probabilidade?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A probabilidade é calculada dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis. Exemplo: No lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 possíveis. Sendo 3 o número de resultados favoráveis e 6 o número de resultados possíveis.

A fórmula da probabilidade é uma divisão bem simples. Basta dividir o número de pontos que satisfazem o evento pelo número total de resultados possíveis.

É qualquer experiência cujo resultado não seja conhecido. Por exemplo: ao jogar uma moeda e observar a face superior, é impossível saber qual das faces da moeda ficará voltada para cima, exceto no caso em que a moeda seja viciada (modificada para ter um resultado mais frequentemente).

Isso pode ser feito de forma bastante simples. Aqui está um exemplo; Simplesmente dividimos 100% pelas probabilidades. Portanto, se suas chances forem de 2,50, a soma será 100% dividida por 2,50 = 40%. Isso significa que as probabilidades implicam em 40% de chance desse resultado específico acontecer.

Assim, por exemplo, a probabilidade de uma pessoa jogar um dado honesto de 6 faces e sair o número 6 é 1/6, pois há apenas uma possibilidade do resultado ser 6, dentre as seis possibilidades diferentes de resultado.

Probabilidade é o estudo das chances de um determinado resultado ocorrer em um experimento em que os resultados são aleatórios. Em outras palavras, quando não é possível prever que resultado uma experiência produzirá, pode ser possível descobrir qual resultado apresenta mais chances de acontecer.

Divida o primeiro número da probabilidade pelo segundo número e a seguir, multiplique o resultado por 100 para encontrar a probabilidade percentual. Neste exemplo, 1 dividido por 10 é igual a 0.1, assim, 0.1 multiplicado por 100, é igual a 10%.

Desta forma, sempre que precisarmos utilizar a conjunção “E” durante os problemas, devemos multiplicar as possibilidades. Da mesma forma, devemos somar estas possibilidades quando utilizamos a conjunção “OU”! Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

A fórmula para determinar o número de combinações possíveis é a seguinte: nCr = n! / r!

16,6% é a probabilidade de sair o número 4. Observe que se a probabilidade de sair o número 4 for 16,6. A quantidade restante de que porcentagem será a probabilidade de não sair o número 4. 100% - 16,6% = 83,4%.

Um evento favorável à escolha de um número maior que 4 é obter 5 ou 6, ou seja, há duas possibilidades. Se você estiver falando de um dado, a probabilidade é: Nº total de possibilidade = 6 Nº de possibilidade de sair maior 3 é = 4,5 e 6 = 3 possibilidades P=3/6=1/…

Usos da probabilidade
É utilizada em muitas áreas como matemática, estatística, física, economia, ciências sociais, entre outras.

O dado possui 6 lados, o lado 5 é uma possibilidade desses seis lados, então representamos pela fração 1/6 = 0,16 x 100 = 16%. A probabilidade de sair o lado 5 para cima é de 16%.

7,8%

Para encontrar o resultado podemos usar o método binomial, visto que cada lançamento do dado é um evento independente. Vamos agora substituir os valores para a situação indicada. Logo, a probabilidade de jogar o dado 7 vezes e sair 3 vezes o número 5 é de 7,8%.

Temos 5 lançamentos, cada um podendo adotar um de dois valores (Cara ou Coroa), logo temos 25=32 2 5 = 32 possíveis resultados de lançamentos). Portanto, a chance de se ocorrerem 5 lançamentos seguidos que resultem em Cara é de 132 .

É algo simples, pegamos a média que o time 'A' vence e a média que o time 'B' perde. Essa média dará a probabilidade do time 'A' ganhar o jogo. Por exemplo, o time 'A' ganha 50% dos seus jogos, e o time 'B' perde em 20% dos seus. A partir desses dados, pegamos uma média entre os dois, entre 50 e 20.

Qual é a probabilidade de que a soma dos resultados obtidos ao se lançar dois dados equilibrados e idênticos seja 7? Ana analisa a situação e diz: – Há 36 casos possíveis para os resultados, dos quais 6 são favoráveis. Logo, a probabilidade de dar a soma 7 é 16.

% 7,7

= % 7,7 A probabilidade de sair um às ao acaso em um baralho de 52 cartas é 7,7%. Percebemos que neste caso os resultados foram dispostos em forma de frações simplificadas.