Como e calculada a massa do átomo?

Perguntado por: mibrahim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

O número de massa é a soma dos prótons com os nêutrons. Um elemento químico é caracterizado como sendo formado por um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. O número atômico é simbolizado pela letra Z e corresponde à quantidade de cargas positivas - prótons (P) - existentes no núcleo dos átomos.

Resposta. É só somar o número atômico com o número de nêutrons.

Massa atómica ou massa atômica é a média dos números de massa molecular (representada pela letra A) do isótopos de um determinado elemento químico, ponderada pela ocorrência de cada isótopo.

O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.

A definição de mol é feita como sendo a quantidade de matéria de um sistema que possuem tantas entidades elementares, assim quanto átomos presente em 0,012 kg de carbono 12. Cuidado: mol é uma quantidade e não uma unidade de medida. Um mol sempre será 6,02x10²³ entidades.

Como calcular a massa molecular? Para determinar a massa molecular, basta somar todas as massas atômicas que constituem a molécula. Mas, antes é preciso consultar a tabela periódica e identificar a massa do átomo dos elementos envolvidos (costuma ficar logo abaixo do seu símbolo).

O número atômico equivale ao número de prótons no núcleo do átomo. Logo, ao saber a quantidade de prótons em um átomo, determina-se o valor de Z. Por exemplo, o elemento cálcio possui em seu núcleo 20 prótons e 20 nêutrons. Logo, seu número atômico é igual a 20.

As massas atômicas dos elementos estão presentes na Tabela Periódica, e para fazer o cálculo da massa molecular basta somar as respectivas massas dos átomos.

Número de massa, simbolizado pela letra A, é a soma do número de prótons e nêutrons contidos no núcleo de um átomo.

Número de massa, simbolizado pela letra A, é a soma do número de Prótons e Neutrons contidos no núcleo de um átomo. Resumindo: A = Número de Protons + Número de Eletrons.

Dessa forma, a massa de um átomo, medida em unidades de massa atômica, corresponde a quantas vezes esse átomo é mais pesado que 1/12 do isótopo 12 do carbono. Só de curiosidade: 1u (unidade de massa atômica) corresponde a 1,66.10-24g, que equivale aproximadamente à massa de um próton ou de um nêutron.

John Dalton

John Dalton foi também o cientista que introduziu o conceito de massa atômica, descobriu uma importante lei da Física, que é a Lei das pressões parciais dos gases, atuou como meteorologista e manteve registros meteorológicos por quase 60 anos, tendo feito suas últimas anotações no dia de sua morte.

Em uma substância simples, para determinar o seu equivalente-grama, basta dividir sua massa molecular pelo número de elétrons compartilhados na ligação entre os elementos que formam a substância.

* Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.

A forma mais simples de representar um átomo é utilizando a sigla do elemento químico que ele forma. A sigla Se, por exemplo, representa todos os átomos que formam o elemento químico selênio.

hidrogênio

O hidrogênio (h) é o primeiro elemento da tabela periódica porque possui apenas 1 próton.

Podemos utilizar o mol para nos referir a algo microscópico, como moléculas, ou macroscópico, como sementes. Por exemplo, 1 mol de água equivale a 6,022 x 1023 moléculas de água. Da mesma forma, 1 mol de sementes equivale a 6,022 x 1023 sementes.

O número de mols que você tem em um composto pode ser calculado dividindo o número de gramas desse composto pela massa molecular dele. A fórmula será mols = massa em gramas do composto/massa molar do composto.

Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.

A massa atômica de um elemento químico aparece na Tabela Periódica geralmente na parte inferior, abaixo do símbolo do elemento.

A massa atômica é a massa de um átomo medida em unidade de massa atômica, sendo simbolizada por “u”. 1 u equivale a um doze avos (1/12) da massa de um átomo de carbono-12 (isótopo natural do carbono mais abundante, que possui seis prótons e seis nêutrons, ou seja, um total de número de massa igual a 12).