Como é bom ter netos?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Ter um neto é ter o coração multiplicado em amor, alegria, carinho e atenção. Eles são presentes de Deus para renovar o nosso ânimo e mostrar que a vida pode ser ainda mais completa.

Frases carinhosas de amor para netos
Quando meus braços não alcançam meus netos, eu os abraço com minhas orações. Não importa a distância entre mim e meus netos, isso nunca diminuirá meu amor por eles. O amor de um avô é para sempre e sempre. Eu amo meus netos com todo meu coração.

Netos nos dão a capacidade de transformar e ressignificar a nossa felicidade. O olho do vovô chega a brilhar quando vocês entram na minha casa. Te amo, meus netinhos amados. Meu neto, eu te amo pela pessoa maravilhosa que você se tornou e por tudo o que você representa na minha vida.

Benefícios dos avós aos netos
Segundo algumas pesquisas, netos que têm um laço emocional próximo com seus avós obtêm uma variedade de benefícios importantes para toda a sua vida. Crianças que têm relacionamentos fortes com os avós são mais bondosas, generosas e com menores taxas de ansiedade e depressão no futuro.

O papel dos avós é de grande importância na vida das crianças; eles representam uma referência familiar, fonte de histórias, relatos e anedotas que incrementam o desenvolvimento social e intelectual das crianças. Além disso, os avós representam uma forma especial de amor, diferente da dos pais.”

Uma fonte de bem-estar e amor incondicional. Cúmplices de brincadeiras, árbitros entre pais e filhos, companheiros de diversão, conselheiros sábios e os melhores para preparar lanches. Tudo isso são os avós, ou a maioria deles, então eles são uma parte vital da infância. Inclusive, esse vínculo foi tema de pesquisas.

Os avós têm papel importante no crescimento e na formação das crianças. Com a experiência que eles acumulam, oferecem uma visão mais ponderada sobre a vida e são capazes de transmitir segurança. A relação próxima com os netos contribui para dar mais estabilidade emocional para os pequenos.

Os netos são a sobremesa da vida! Extremamente doces, guardados para o final, vêm como coroamento da vida dos avós. Netos são extensões da nossa maternidade. Às avós é permitido mimar, deixar o neto se achar a coisa mais linda, mais importante, do mundo.

Dizemos que é avoengo aquilo que vem dos avós, assim como materno o que vem da mãe, paterno o que vem do pai…

Ainda nos dias de hoje, principalmente no Brasil, o sobrenome Neto aparece como um complemento ao nome de um indivíduo que foi batizado com o mesmo nome próprio que o seu avô, servindo como uma homenagem ao seu antepassado.

neto(a) = filho(a) do(a) filho(a). bisneto(a) (2ª geração) = filho(a) do(a) neto(a). trineto(a) (3ª geração) = filho(a) do(a) bisneto(a). tetraneto(a) (4ª geração) = filho(a) do(a) trineto(a).

Originalmente, Neto era usado apenas como uma alcunha distintiva de parentesco, com o intuito de diferenciar avô e neto com prenomes idênticos (antes disso, era comum o uso de “o Velho” para distinguir o mais idoso dos parentes).

A avó paterna não é exceção quando se trata de apoiar a educação de seus netos. Ela pode fazer a diferença no desenvolvimento e nos relacionamentos que eles vão ter com outras pessoas no futuro. Além disso, também é uma forma de fortalecer o relacionamento com o papai.

Avós são os pais de nossos pais, a mãe e o pai de cada um deles. Assim, os pais da mãe são os avós maternos e os pais do pai são os avós paternos.

O pesquisador afirma que os bebês não só recebem o DNA das avós nos traços físicos. Também é possível que herdem possíveis doenças hereditárias e inclusive experiências de sua gravidez. Isso implica que tudo aquilo que essa avó viveu emocionalmente durante sua gravidez se relacionará com seu neto.