COMO É BOM DIA em sânscrito?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Hoje em dia, quando se viaja para a Índia, a saudação ocidental - ou Bom dia - é usada, mas a prática hindu continua. A palavra "namastê" vem do sânscrito, uma língua indo-européia derivada de textos religiosos hindus e budistas.

A palavra usada como sinônimo de Deus no sânscrito, tem, em sua raiz, a ideia de "um ser com poderes extraordinários". Esta palavra, ou sua forma mais utilizada, é Ishvara, originalmente um título comparável ao "Senhor". Os hindus acreditam que Ishvara é Único.

SHANTI significa “paz”, tanto no budismo como no hinduísmo. Seu significado é lindo e no mantra deve ser repetido 3 vezes, representando a paz no corpo, no espírito e na mente. No hinduísmo todos os ensinamentos terminam com Om shanti, shanti, shanti para evocar a paz.

Saudação a Lua – Significado
Chandra em sânscrito significa “Lua”, namaskara significa “saudação “. Assim como a mais conhecida Saudação ao Sol (Surya Namaskar), a Saudação à Lua também é feita em coordenação com a respiração – inspirando em movimentos de extensão e expirando em movimentos de flexão.

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater. Namastê é muito mais do que uma palavra originária desse antigo e bonito idioma que é o sânscrito.

O termo em sânscrito e em híndi que significa mãe é Mata e pai é Pita.

A tradução de Shanti é Paz. Uma palavra sânscrita, uma palavra de força. Um pensamento que se manifesta, um pensamento revestido de ondas sonoras.

A palavra bruxa no idioma sânscrito (a língua sagrada da índia) significa mulher sabia. Em latim, a palavra bruxa significa larva de borboleta. Somando os dois significados, podemos dizer que ser bruxa é ter a sabedoria e o poder de se autotransformar.

Átma, ou Atman, é o termo usado no hinduísmo para alma (espírito, ou consciência) e princípio de vida (sopro). A alma individual é semelhante à alma universal (Brama). No hinduísmo também significa aquilo que é imutável, indivisível e eterno, a verdadeira natureza das coisas.

Ravi: Nome que vem crescendo nos registros de crianças brasileiras, com origem no sânscrito, língua ancestral do Nepal e da Índia, significa “o Sol” ou “Deus do Sol”.

Namah – Isso se traduz em reverenciar, orar ou honrar. É uma forma de respeito, homenagem e adoração à energia de Shiva.

Hari elimina tudo e o que sobra é Om. Também podemos dizer harih om como uma invocação: Ó removedor, abençoe. Pois ele é a fonte de todas as bênçãos. Essas palavras podem ser usadas sempre, harih om.

Namastê é um cumprimento e saudação típico do sul da Ásia, que significa “eu saúdo a você”, em português. Este termo é usado principalmente na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas.

Mantra (gravado ao vivo) para eliminar todo tipo de energia que não nos serve mais, abrindo nosso caminho para a cura e a transformação. Kali Ma, deusa ancestral hindu, a Grande Mãe, de quem tudo se origina e para quem todos devem retornar.

Akasa foi inspirado no termo sânscrito ou Akãsha, que remete ao princípio original, de onde derivariam os demais elementos, como terra, ar, água e fogo. Seria o elemento primordial, que congrega as partículas elementares contidas no sol e na lua; na luz, nas estrelas; no fogo e no ar.

46 letras

Conhecido pelo termo devanagari (deva=divindade e nagari=urbana), o alfabeto da língua possui 46 letras, das quais 9 são vogais e 37 são consoantes.

Karma, ou carma, é uma palavra do sânscrito (antiga língua sagrada indiana) que significa ação ou ato deliberado. É um termo originado nas religiões budista, hinduísta e jainista, adotado posteriormente pelo espiritismo.

alabastro {m.}

Esse mantra significa "Eu te saúdo, Senhor das tropas" ou "Om e saudações àquele que remove obstáculos do qual Gam é o som seminal" - ouça a pronúncia aqui.

O sânscrito é uma das línguas mais antigas da humanidade, assim como o hebraico e o aramaico, entre outras que são associadas a alguns textos antigos. Também é a língua que dá origem a muitos idiomas na Índia, e está diretamente relacionado a alguns idiomas europeus como o latim, o grego antigo e a língua lituana.