Como é avaliado o teste palográfico?

Perguntado por: lbelem . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Então, ele utiliza os diversos aspectos dos risquinhos desenhados pelo candidato como avaliação. Por exemplo, de acordo com a inclinação dos palos, distância entre eles, direção das linhas, tamanho, velocidade de execução, etc., o avaliador é capaz de tirar conclusões.

O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

No Palográfico a Produtividade é avaliada pelo numero de traços (palos) realizados durante o teste, expressando a quantidade de trabalho que a pessoa é capaz de fazer. O Ritmo é avaliado pelo Nível de Oscilação Rítmica (NOR), o qual é composto pela variabilidade do indivíduo ao longo dos cinco tempos do teste.

Não é necessário acertar tudo no exame psicotécnico. O candidato deve pontuar ao menos 50% das respostas, segundo o gabarito do psicólogo.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

No teste palográfico os resultados ajudam o psicólogo a encontrar alguns traços da personalidade do candidato. A contagem dos desenhos ajuda nesse processo de busca pelo profissional que mais se encaixe ao perfil da vaga e da empresa. É importante lembrar que não existe um padrão de resultados.

Normalmente, ao término do teste, o psicólogo já revela o resultado. Mas isso pode variar de estado para estado, pois o avaliador tem até dois dias úteis para disponibilizar a avaliação psicológica.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH. III- inapto: quando o desempenho apresentado não é condizente para a condução de veículo automotor.

Sim, não existe restrição a princípio, desde que não seja realizado no mesmo dia.

Quais condições podem eliminar um candidato no exame psicotécnico? Em geral, as seguintes condições podem eliminar os candidatos no teste psicotécnico: psicopatologias, vícios (álcool, drogas, jogos, etc.);

Como dito anteriormente, o teste psicotécnico só pode ser aplicado por psicólogos habilitados pelo CFP e credenciados ao Detran. Dessa forma, não é recomendado fazer “simulados” para o exame, uma vez que não existe certo ou errado durante essa avaliação.

Muita gente tem medo de não passar no exame psicológico e ser taxado de doido ou com algum problema. E não tem nada a ver. Muitas vezes, o que leva à reprovação no exame é a pessoa não ter dormido bem, ter ingerido bebida alcoólica antes do exame ou ter trabalhado a noite inteira. Isto é, ir para o exame muito cansado.

Exame Psicotécnico do Detran
Ele geralmente inclui questões sobre atenção, concentração, memória, percepção, orientação espacial e temporal, capacidade de julgamento e tomada de decisão, entre outras habilidades relacionadas à segurança na estrada.

No entanto, de acordo com Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), se o candidato for atestado como inapto ou inapto temporário, ele poderá recorrer do resultado em até 30 dias na Junta Psicológica do órgão executivo de trânsito do estado e solicitar a reavaliação.

adjetivo Que não possui nem demonstra capacidade e/ou aptidão. Que não é capaz; sem habilidade; inábil: um indivíduo inapto para dirigir.

Ele acrescenta que se no final do exame o candidato for considerado apto com restrição, significa que ela poderá dirigir, desde que faça as adaptações necessárias.

Se o candidato for reprovado em qualquer um dos exames (teórico e prático), será necessário pagar novamente a taxa de exames para o Estado.

Para que o motorista seja aprovado no exame de visão do Detran, ele precisa passar no teste visual de acordo com a categoria da carteira de motorista e provar que sua visão é suficiente para dirigir com segurança e evitar acidentes.