Como é as fezes da parvovirose?

Perguntado por: emaldonado7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A diarréia com odor fétido e hematoquezia estão entre os principais sinais clínicos observados. O parvovírus promove a destruição intensa das células do epitélio intestinal, podendo afetar também outros sistemas.

Os animais afectados apresentam inicialmente vómitos profusos para depois desenvolver uma diarréia severa. Em muitos casos, os animais afectados podem desidratar rapidamente e morrer 24 ou 48 horas após o aparecimento dos sintomas.

Para o manejo de parvovirose canina, a internação para fluidoterapia é um dos aspectos principais. Uso de antieméticos, antiácidos, protetores de mucosa, antibióticos, probióticos, analgésicos, antiespasmódicos, manejo nutricional e imunoglobulina Y complementam o tratamento.

Testes rápidos: Testes de Elisa ou imunocromatográficos costumam apresentar elevadas especificidades para o diagnóstico da parvovirose, em geral superiores a 90%. Porém, a sensibilidade pode ser não ideal em vista de variações na excreção e efeito de diluição dos vírus no conteúdo diarreico ao longo do tempo.

Os primeiros sinais da doença são depressão, perda de apetite e febre, cerca de 1 a 2 dias depois começam os vómitos e a diarreia que progressivamente começa a conter cada vez mais sangue. Estes sintomas progridem muito rapidamente para desidratação e morte em animais severamente afectados.

Não existem medicamentos específicos para combater a parvovirose, mas o médico veterinário irá determinar o melhor tratamento, conforme as necessidades do animal e a gravidade da situação. Podem ser recomendados antibióticos, probióticos, suplementos vitamínicos, rações especiais e outros medicamentos.

A Parvovirose canina tem cura, mas o resultado do tratamento vai depender da imunidade do cão e o estágio em que a doença se encontra. Assim como a maioria das doenças, quanto antes for diagnosticada maior é chance de sucesso do tratamento. Fique atento! A Parvovirose pode matar.

A apatia e a relutância em comer costumam ser os primeiros sinais. Na sequência, a doença evolui para uma gastroenterite hemorrágica aguda. O odor da diarreia é forte e diferente, e ela pode ter ou não sangue. Além disso, o animal apresenta vômito e, como consequência da diarreia e do vômito, ele se desidrata.

Doença altamente contagiosa, a parvovirose canina é grave, mas tem cura.

Apesar de existir vacina para o controle do problema, a eficácia não atinge 100% — alguns cães, mesmo vacinados, não ficam totalmente imunizados e podem contrair a patologia. De surgimento possível em cachorros de qualquer idade, a parvovirose é mais normal em filhotes (com menos de um ano).

O parvovírus canino é conhecido por causar danos graves na barreira intestinal e, no caso de cães mais jovens, por afetar as células do miocárdio, podendo originar insuficiência cardíaca aguda e, em muitos casos, morte precoce.

14 dias

Fase clínica da Parvovirose Canina
Durante a fase clínica da doença, grandes quantidades de vírus são eliminadas nas fezes. A fase de eliminação do vírus não é muito longa e dura de 10 a 14 dias.

O vírus da parvovirose é estável no ambiente, suporta alterações de ph e de temperatura e é resistente à maioria dos desinfetantes, podendo sobreviver por mais de 5 meses em objetos.

Apesar de ser um alimento saudável para os cães, seu cachorro não deve comer ovo cru se estiver com parvovirose.