Como é apresentada a demonstração de resultado do Exercício?

Perguntado por: rmoura9 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter:

  • A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos.
  • A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

A demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.

Quanto à Demonstração do Resultado do Exercício, dizemos que:Ela nos mostra a situação estática da empresa no durante o exercício. Ela demonstra as Receitas, as Despesas e os Resultados da empresa, gerados no período. Nela, estão registradas todas as obrigações da empresa.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma apresentação financeira que aponta em detalhes o resultado de todas as operações da empresa, confrontadas por receitas, custos e despesas. As informações são apuradas de acordo com o Regime de Competência de Contas.

  1. Passo 1: conhecer a Receita Operacional Líquida.
  2. Passo 2: conhecer o Resultado Operacional Bruto.
  3. Passo 3: conhecer o Resultado Operacional Antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro.
  4. Passo 4: conhecer o Lucro Líquido Antes das Participações.
  5. Passo 5: conhecer o Resultado Líquido do Exercício.

Afinal, quais passos devem ser seguidos para fazer uma DRE?

  1. Siga um modelo de estrutura. ...
  2. Verifique as informações antes de fazer qualquer lançamento. ...
  3. Formate as colunas em cores para melhorar a visualização. ...
  4. Faça uma análise em conjunto com o balanço patrimonial.

Contas de resultado
São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor.

Quais são os passos para elaborar uma DRE?

  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com a DRE, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.

Em relação à apuração do resultado do exercício, é CORRETO afirmar que os(as) receitas serão debitadas em contrapartida de conta transitória. contas de resultado serão destinadas ao patrimônio líquido para fins de encerramento de saldos. despesas serão debitadas em contrapartida de conta do passivo circulante.

Como o objetivo é demonstrar os resultados do negócio em um ano-exercício, ele também costuma ser solicitado por bancos e investidores para avaliar a saúde financeira do negócio. Assim, a DRE é utilizada para que eles determinem se é possível conceder empréstimos, financiamentos ou investir na empresa.

As despesas são gastos que não estão relacionados com a produção, mas sim com a manutenção do negócio. Dessa forma, as despesas com pessoal e com comissões de vendas são classificados como despesas no DRE. A alternativa correta é a letra D.

Definição de Demonstração do Resultado do Exercício
A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um documento contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial. Dessa forma, é uma ferramenta utilizada também para analisar se o negócio em questão está sendo lucrativo ou está trazendo prejuízo.

É uma demonstração contábil que se destina a evidenciar, de forma dinâmica, a formação do resultado líquido em um período (geralmente o exercício social), através do confronto das receitas realizadas e despesas incorridas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

O Balanço Social é uma demonstração contábil que tem por objetivo a evidenciação de informações de natureza social, com vistas a prestar contas à sociedade pelo uso dos recursos naturais e humanos, demonstrando o grau de responsabilidade social da entidade.

Balanço patrimonial e DRE são relatórios contábeis que as empresas devem elaborar. Trata-se de um dever previsto em lei, que exige a entrega dos relatórios por toda pessoa jurídica registrada no Brasil ao final de cada exercício social (período de 12 meses).

Resultado Líquido do exercício
É o lucro ou prejuízo apurado após o lançamento de todas as receitas e despesas elencadas acima. Havendo lucro, este poderá ser distribuído aos sócios ou acionistas, e ser declarado nos respectivos IRPFs dos mesmos.

A apuração de resultados representa a diferença entre as vendas totais e os custos e despesas totais (do período que se pretende apurar). Quando o resultado é positivo, significa que a empresa operou com lucro; quando o resultado é negativo, significa que teve prejuízo.

A demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.

O que uma DRE deve conter
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

As despesas operacionais se referem aos gastos essenciais para que um negócio consiga operar. Elas não estão relacionadas à produção, mas sim à manutenção do funcionamento da empresa.