Como é aplicada a injeção subcutânea?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

A injeção deve ser aplicada profundamente no tecido subcutâneo. Caso seja utilizada uma agulha de 1,2 cm, o ângulo de inserção deverá ser de 90º, ou seja: perpendicular à superfície cutânea. Já as injeções com agulhas de 1,5 cm são inseridas num ângulo de 45º.

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

1. [ Anatomia ] Que se localiza sob a pele ou sob a cútis (ex.: depósitos subcutâneos de gordura). 2. Que é feito ou se aplica sob a pele (ex.: administração de vacina por via subcutânea).

MEDICAMENTOS INCOMPATÍVEIS COM A VIA SUBCUTÂNEA:

  • Diazepam;
  • Diclofenaco;
  • Eletrólitos não diluídos;
  • Fenitoína.

Somente a aplicação de injetáveis poderão ser ministradas pelo farmacêutico ou por profissional habilitado com autorização expressa do farmacêutico responsável técnico pela farmácia ou drogaria, preenchidas as exigências legais.

A injeção deve ser aplicada profundamente no tecido subcutâneo. Caso seja utilizada uma agulha de 1,2 cm, o ângulo de inserção deverá ser de 90º, ou seja: perpendicular à superfície cutânea. Já as injeções com agulhas de 1,5 cm são inseridas num ângulo de 45º.

O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL e não deve ser aspirado, a não ser no caso específico de aplicação da vacina subcutânea na região dorso glútea. São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela (atenuada)(1-3).

– retirar a seringa com a agulha com movimento único e firme; – fazer leve compressão no local com algodão seco; – lavar as mãos. Para evitar atingir o músculo, deve-se comprimir o tecido adiposo, inserir a agulha com um ângulo de 45 ° e injetar a vacina para o tecido.

Para injeções subcutâneas (SC) os locais são abdômen, região anterolateral da coxa, região superior das nádegas e região posterior dos braços. Neste caso, não há um local mais seguro ou mais confortável que o outro.

VIA INTRAMUSCULAR (IM)
É a via usada para aplicação de alguns dos medicamentos mais frequentes nas prescrições atendidas nas farmácias: anti-inflamatórios, anticoncepcionais, vacinas e antibióticos. Esta injeção promove maior rapidez na absorção, quando comparada com a aplicação subcutânea.

Basicamente, existem quatro tipos de injeção: intradérmica, subcutânea, intravenosa e intramuscular. A diferença está no ponto do corpo que elas atingem. A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.

Como aplicar injeção subcutânea em cachorro
Empurre o êmbolo até esguichar um pouco de medicação, tirando todo o ar de dentro da seringa; Pegue uma dobra de pele na região do pescoço; Posicione a injeção paralelamente ao corpo do pet; Introduza alguns centímetros da agulha na pele.

Significado de Cutânea
adjetivo Característico da pele; que se relaciona com a pele, com o tecido que envolve e protege o corpo do homem e de alguns animais; próprio da pele: inflamação cutânea; injeção cutânea. Etimologia (origem da palavra cutânea).

As vacinas subcutâneas devem ser aplicadas na tábua do pescoço ou atrás da paleta Já a intramuscular deve ser aplicada preferencialmente no músculo da tábua do pescoço, a fim de evitar danos na musculatura da garupa.

Não há estudos dos efeitos de dipirona sódica Injetável administrada por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via intravenosa ou intramuscular, conforme recomendado pelo médico.

Locais de Aplicação:
-Face superior externa do braço; -Região anterior da coxa; -Face externa da coxa; -Região abdominal (entre os rebordos costais e as cristas ilíacas); -Região superior do dorso.

- Sinais flogísticos: edema, calor, rubor e dor. - Endurecimento. - Hematoma. - Necrose do tecido (complicação tardia).