Como é amar um filho?

Perguntado por: dgentil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Para responder a essa pergunta, precisamos conceituar do que estamos tratando, porque amar um filho é um conjunto variado e complexo de atitudes e ações. Quando nasce um filho, o sentimento natural que se espera dos pais é o da bem querência para com essa pessoa. Esse sentimento chamamos de amor paterno ou materno.

Psicóloga: Na maioria dos casos, é provável que sim, pois uma vez que, socialmente, espera-se que os pais não façam distinção entre os filhos, a mãe, então, inconscientemente, mascara tal comportamento seu. Todavia, em alguns casos o favoritismo pode ser mais intenso, tornando-se consciente.

Apesar de estar escrito: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe” [Provérbios 29:15] e “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga” [Provérbios 13:24], essas citações referem-se (…) à aplicação de castigos sábios e prudentes.

37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

"A mãe é o primeiro verdadeiro amor de um filho.

Trata-se da dignidade da mulher, dada a importância das "mães" na sociedade e, aos olhos de Deus. Com seu olhar de graça e misericórdia, Deus vê cada mãe como sua filha amada. Pela sua disposição e entrega à maternidade, Ele a ajuda e a ensina a caminhar.

Os filhos são para as mães as âncoras da sua vida. Meu filho, desde o momento que eu te segurei nos braços pela primeira vez, soube que você é o amor da minha vida. Desde que você nasceu, a missão da minha vida é nunca te decepcionar.

O grande problema da falta da figura materna ou paterna, não permite estabelecer um vínculo entre eles e as crianças, podendo desenvolver problemas de saúde e até aversão a presença dos pais. Além disso, sua presença é crucial na formação de caráter e afetividade que o pequeno desencadeará com outras pessoas.

As 5 linguagens do amor segundo Gary Chapman

  • Palavras de afirmação;
  • Atos de serviço;
  • Tempo de qualidade;
  • Toque físico;
  • Receber presentes.

É a base para o desenvolvimento de um vínculo de apego seguro e de sua estrutura emocional posterior. Uma criança que se sente segura e bem cuidada vai querer explorar o mundo e se relacionar com os demais sem medo, pois sabe que existe um lugar seguro ao qual pode voltar, no qual é cuidada e amada.

Amor de Mãe é aquele amor cheio de carinho e aconchego, proteção e cuidado, presença e amizade, referência e inspiração. Amor de mãe é admiração por tudo que você é e faz, é o amor mais puro e incondicional que existe, é sentir carinho em cada atitude e em cada momento.

Poucas coisas na vida são tão fortes quanto o amor de mãe e não é pra menos: nossa ligação com quem nos deu a vida ou nos criou são muitas vezes sobre-humanas. Embora as ligações entre uma mãe e seu filho sejam muitas vezes indescritíveis, é possível entender este sentimento com ajuda da neurociência.

A grande maioria das mães passa a amar os filhos nos primeiros meses de vida. Caso você não possa segurar o bebê após o parto, não se aflija. Pais adotivos ou de bebês prematuros nem sempre têm a chance de ficar bem grudadinhos nos filhos desde o início, e ainda assim criam laços de amor com o tempo.

8 VALORES E VIRTUDES PARA ENSINAR AO SEU FILHO

  • COMPAIXÃO. Exercer compaixão é uma forma também de exercer empatia. ...
  • DILIGÊNCIA. O diligente é aquele que não negligencia uma tarefa até que a mesma seja executada. ...
  • GENEROSIDADE. Dar e compartilhar. ...
  • HONESTIDADE. ...
  • INTEGRIDADE. ...
  • LEALDADE. ...
  • PERSEVERANÇA. ...
  • RESPEITO.

Há uma visão de Deus para as gerações. As gerações são importantes e significativas para os planos de Deus. Elas foram e continuam sendo uma orquestração do Deus poderoso. Por isso, abençoe seus filhos, abençoe sua geração.

Estudos mostram que os pais modernos passam mais tempo com os filhos que no passado, entretanto, eles não parecem mais felizes, independentes ou bem-sucedidos. Eles parecem mais perturbados, ansiosos e carentes. Para criar filhos saudáveis, basta priorizar o seu casamento e os filhos em segundo lugar.

A denominação genro é usada para se referir ao companheiro do sexo masculino que seja casado com a(o) filha(o) de determinada pessoa. Quando se trata de uma mulher, a denominação correta para a esposa do(a) filho(a), em relação ao pai ou à mãe dele é nora. Genro é a forma correta de escrever esta palavra.

Além do "hormônio do amor", outros como a dopamina e a serotonina invadem seu cérebro quando se conhece alguém pela primeira vez. "É aí que a primeira experiência de amor se enraizada no cérebro de uma maneira muito vívida e memorável", diz a Dra.

A criança pode experimentar seus primeiros sentimentos antes mesmo de ingressar na escola. No entanto, a atração por outro menino ou menina não é a mesma quando seu filho vivencia o seu primeiro amor. Esse tipo de sentimento costuma aparecer entre 12 e 18 anos.

Isso vale para pai irmão, pai tio, pai avô, pai de.