Como é a voz do surdo?

Perguntado por: oreis7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Voz de surdo não tem muita suavidade e tem um 'sotaque' característico. Voz de surdo é diferente, só isso. E tudo o que é diferente irrita as pessoas que não estão acostumadas.

Afinal, surdo pode falar? Claro que sim! A voz de um(a) surdo(a) pode ter – e em geral, tem – um sotaque um pouco característico. Você já está cansado de ler por aqui que cada caso de surdez é um caso, e não poderia ser diferente quando falamos sobre voz.

Deficiência auditiva faz com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir diálogos e outros sons. As causas mais comuns de deficiência auditiva (perda auditiva) são ruídos e envelhecimento. Na maioria dos casos deficiência auditiva não pode ser curada.

FONE DE OUVIDO causa perda auditiva? Vamos direto ao ponto: Fones de ouvido não causam perda auditiva. No fim das contas, independente do tipo de fone, da caixa de som ou de qualquer outra fonte de som, o que pode causar perda auditiva é o volume elevado que eles produzem e o tempo de exposição à esse barulho.

Ao menos para grande parte dos surdos. Apesar de não ser de conhecimento geral, pessoas com deficiência auditiva não sabem, necessariamente, ler e escrever na Língua Portuguesa. Idiomas oficiais do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português são duas línguas diferentes.

Foi aprovado nesta quarta-feira (15) pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) o projeto que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) para permitir a concessão de carteira de habilitação a pessoas surdas ou com deficiência auditiva em todas as categorias, inclusive C, D e E (veículos de carga, ônibus e ...

Segundo Viviane Ribeiro, fonoaudióloga da Otoclinic Aparelhos Auditivos, existem basicamente três tipos de surdez: a surdez neurossensorial, a surdez condutiva e a surdez mista. A surdez neurossensorial é a mais comum e ocorre quando há danos nas células sensoriais do ouvido interno ou no nervo auditivo.

Sabemos que a falta de feedback auditivo é responsável pelas alterações na qualidade vocal e na produção da fala de indivíduos surdos. A relação entre a articulação e a qualidade vocal nos deficientes auditivos é essencial para garantir a inteligibilidade de fala 1,2.

13 Mas eu, como surdo, não ouvia, e era como mudo, que não abre a boca. 14 Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação. 15 Porque em ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me ouvirás.

“São quatro cenários principais que podem envolver a surdez em apenas um dos ouvidos. Pode ser através de (I) uma infecção viral como a otite; (II) de uma lesão vascular da cóclea, hemorragia ou infarto; (III) devido a trauma; (IV) ou até mesmo por conta de tumores do nervo auditivo”, explica o especialista.

Acorda, assusta-se com sons intensos: uma porta batendo ou panela caindo, por exemplo. Presta atenção e acalma-se com a voz da mãe. De 2 a 3 meses: o bebê já cresceu um pouco, e o choro passa a ser diferenciado (choro de fome é diferente de choro de dor, por exemplo).

As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.

Graus de Surdez

  • Audição Normal: Limiares auditivos baixo de 25 dB.
  • Perda Auditiva Leve: Limiares acima de 25 abaixo de 40dB.
  • Perda Auditiva Moderada: Limiares acima de 40 abaixo de 70dB.
  • Perda Auditiva Severa: Limiares acima de 70 abaixo de 90dB.
  • Perda Auditiva Profunda: Limiares acima de 90dB.

A pesquisa da perda auditiva nos adultos é bastante simples e pode ser realizada através de um exame chamado audiometria tonal e audiometria vocal. Neste exame, o paciente é colocado dentro de uma cabine com isolamento acústico usando um fone de ouvido.

O volume máximo dos fones de ouvido é 105 a 110 decibéis. E o ouvido pode começar a ter danos se você passar mais de duas horas com nível acima de 85… No volume máximo, pode começar a causar danos em 5 minutos! Um dado importante: 1 hora por dia, com fone acima de 88db, corresponde à perda de 5% da audição em 5 anos.

Dependendo da causa da deficiência auditiva, a perda de audição pode ter cura após tratamento medicamentoso ou cirúrgico. O uso de aparelhos auditivos ameniza os casos de surdez mais profunda e corrige as deficiências leves a moderadas.

O tipo de surdez depende de onde o problema se encontra:

  • Surdez de condução ou transmissão: causada no ouvido externo e médio. ...
  • Surdez neurossensorial: causada no ouvido interno e/ou vias nervosas. ...
  • Surdez mista: causada tanto no ouvido externo e/ou médio, quanto no interno.

Estar surdo de um ouvido é uma condição chamada de surdez unilateral. Isso significa que a pessoa tem perda de audição em apenas um dos ouvidos. Os sintomas comuns incluem dificuldade para escutar conversas de um lado, dificuldade para localizar a fonte do som e a sensação de ouvir eco.

Misofonia e fonofobia são transtornos que provocam irritabilidade aos sons, mas não são problemas auditivos, como já mencionamos. Contudo, ao identificar os primeiros sintomas, é fundamental procurar ajuda especializada para avaliar o caso e conseguir um tratamento adequado.

A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é a língua materna dos surdos brasileiros.

Continuar lendo Qual é a voz do surdo?