Como é a volta dos astronautas à Terra?

Perguntado por: ocavalcante4 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Durante a reentrada, que é uma das etapas mais complexas da missão, os astronautas ficam incomunicáveis por cerca de seis minutos, viajando à velocidade de 28 mil km/h.

Depois de quase seis meses no espaço, três astronautas americanos e um alemão voltaram à Terra nesta sexta-feira (6) a bordo de uma cápsula da SpaceX, que pousou na costa da Flórida.

Simples: a câmera estava acoplada na própria estrutura de sustentação do módulo de pouso, e foi ativada antes de Armstrong descer a escada.

16 – O recorde de estadia ininterrupta em ambiente espacial é do cosmonauta Valeri V. Polyakov, que permaneceu na estação espacial soviética MIR por 437 dias e 18 horas.

Utilizar a casa de banho na ISS
Os astronautas têm de se prender com os cintos para não flutuarem. Em vez de uma sanita com autoclismo, existe um tubo de sucção que leva as fezes e a urina num fluxo de ar através de um orifício. As fezes são comprimidas e armazenadas para eliminação posterior.

No banheiro de astronauta, os dejetos sólidos são descartados por um jato de ar para um compartimento, já os líquidos são lançados no espaço.

Nenhum astronauta se perdeu no espaço. Nem mesmo cosmonautas (a menos que você acredite em teorias da conspiração). Agora, se você me falar sobre astronautas e cosmonautas que morreram no espaço, a lista é muito real.

Os foguetes funcionam baseados na Lei de Newton, a lei da ação e reação. Eles consistem, basicamente, em um projétil que leva combustível - sólido ou líquido - no seu interior. Esse combustível é queimado progressivamente na câmara de combustão, gerando gases quentes que se expandem.

Ah, e que saber quantas pessoas estão no espaço agora? São três: o norte-americano Scott Tingle, o japonês Norishige Kanai e o russo Anton Shkaplerov. Eles estão no espaço desde 17 de dezembro de 2017, quando partiram umo à Estação Espacial Internacional para participar das Expedições 54 e 55.

Bom, além de terem que se adaptar ao ambiente de baixa gravidade do espaço, precisam conduzir e monitorar experimentos científicos diversos, além de realizar caminhadas espaciais para manutenção de algum equipamento e até mesmo praticar exercícios físicos para manter o corpo sempre saudável.

Wakata e Mann chegaram à ISS em outubro, na missão Crew-5 da SpaceX, juntamente com Josh Cassada, da NASA, e a cosmonauta russa Anna Kikina. Atualmente, o quarteto compartilha as instalações da ISS com outros três tripulantes – o astronauta da NASA Frank Rubio e os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin.

Qual o salário de um astronauta? De acordo com a página oficial de perguntas e respostas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, recebe em média US$ 63.600 anuais, o que dá em torno de R$ 244 mil.

Primeiro, todo o ar de seus pulmões seria expelido a uma grande velocidade, causando a ruptura dos milhões de alvéolos do sistema respiratório. Segundos depois, ele sofreria as consequências da falta absoluta de oxigênio, conhecida como anóxia, enquanto seus intestinos seriam esvaziados.

Marcelo destaca que os ganhos científicos de pisar na lua já foram atingidos, uma vez que a grande demanda de investimento necessária não corresponde às possíveis vantagens que podem ser alcançadas em novas expedições. Além disso, colocar uma tripulação em órbita também se tornou um impedimento.

A Estação Espacial Internacional se desloca a 27 mil km/h (relativos a um ponto fixo na Terra). Isso significa que, ao longo de 342 dias, tempo que ele passou no espaço, Scott ficou 8,6 milissegundos mais jovem. Tecnicamente, viajou no tempo – mesmo que apenas um pouquinho.

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”. Mas como a Terra se move em sua órbita ao redor do Sol, ela tem que se mover 1 grau a mais para que ele retorne à mesma posição no céu, ou seja, 361 graus.

Eles ficam sem banho, então? Não. Ficam sem chuveiro. Para contornar a falta de gravidade, eles tomam uma espécie de “banho de gato”, usando uma toalha umedecida com água misturada com sabão.

Isso mesmo, na Estação Espacial existem umas cabines acolchoadas por dentro e com sacos de dormir para os astronautas.

O recorde foi obtido em 2015, quando Padalka superou o antigo primeiro lugar, Sergei Krikalev, que ficou 803 dias no espaço. Atualmente o segundo lugar pertence a Yuri Malachenko, que além de ter ficado 828 dias no espaço, foi também a primeira pessoa a se casar em órbita!