Como é a visão de uma pessoa com toxoplasmose?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Os sintomas mais comuns da toxoplasmose ocular são a diminuição da visão de forma geral e a visualização de pontos flutuantes na frente dos olhos. A perda de visão pode ser maior de acordo com o tamanho da lesão. Além disso, também podem estar presentes dor e alta pressão ocular, assim como vermelhidão e fotofobia.

Diagnóstico: O mais importante para o diagnóstico da toxoplasmose ocular é o exame de fundo de olho com as pupilas dilatadas, quando o médico oftalmologista encontra a típica do toxoplasma. Geralmente não são necessários exames de sangue para confirmar o diagnóstico, apesar da sorologia negativa excluir a toxoplasmose.

A toxoplasmose ocular provoca uma ou várias lesões (cicatrizes) na retina como retinite necrosante focal, associada a vitrite e, por vezes, com uveíte. A retina é a estrutura que capta as imagens e as transmite ao cérebro através do nervo ótico.

Sem diagnóstico e tratamento adequado, muitos desenvolverão sequelas graves da infecção que pode causar complicações cerebrais, neurológicas, visuais, auditivas, renais, hepáticas e retardo mental.

“Muitos trabalhos e pesquisas apontam que a maior fonte de infecção é a comida, a carne crua ou mal cozida. Isso porque o processo infeccioso da toxoplasmose que acontece em humanos, também ocorre em vários animais, como aves, suínos, bovinos, equinos, cachorros ou gatos.

A resina oleosa de árvores do gênero Copaifera, popularmente conhecida como óleo de copaíba, atua como uma barreira contra a entrada do protozoário causador da toxoplasmoseToxoplasma gondii — nas células da placenta.

O Tratamento depende de algumas variáveis, como aspecto clínico da lesão, localização e etc, tendo duração de, aproximadamente, 6 a 12 semanas em pacientes imunocompetentes, ou mais prolongado em pacientes com sistema imunológico comprometido, como transplantados e ou SIDA( Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida).

Os sintomas principais são olhos avermelhados, sensibilidade à luz, sensação de embaçamento e pontos pretos flutuantes. Quem usa óculos e lentes de contato deve suspender imediatamente o uso das lentes quando aparecerem os sintomas.

A cura é possível, no entanto, as lesões causadas pela ação do protozoário nunca serão recuperadas. As cicatrizes formadas na córnea e demais estruturas dos olhos impedem que a visão seja normal mesmo após a eliminação da toxoplasmose ocular. É preciso ter cuidado também com as recidivas da doença, muito comuns.

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada. O infectado se torna portador crônico pelo resto da vida, porque o parasita fica dormente nos músculos e retina, por exemplo.

As medicações utilizadas para o tratamento são Bactrin F, Clindamicina, Pirimetamina, Sulfadiazina, Espiramicina e Corticosteroides. Essas medicações, geralmente, são utilizadas em associação. Existem complicações geradas pela doença que necessitam de tratamento cirúrgico.

A maior probabilidade de reativação da toxoplasmose é em pessoas com imunossupressões graves como na AIDS . No caso específico de pessoas com AIDS, a forma mais frequente de reativação da toxoplasmose é no cérebro – neurotoxoplasmose.

Toxoplasmose ocular - A coriorretinite é a lesão mais frequentemente associada à Toxoplasmose e, em 30 a 60% dos pacientes com esta enfermidade, a etiologia pode ser atribuída ao toxoplasma.

2) A forma mais grave de infecção é a transmissão transplacentária (a mãe transmite a doença para seu bebê durante a gravidez). Nesta forma de infecção, podem ocorrer malformações fetais e aborto.

O tratamento recomendado pelo médico normalmente consiste em uma combinação de remédios, sendo mais utilizados a clindamicina, pirimetamina, sulfadiazina, sulfametoxazol-trimetoprima e espiramicina.

Toxoplasmose IgG - R$32,00 - Labi Exames.

Tratamento de toxoplasmose
Pessoas com sintomas de toxoplasmose podem ser tratadas com pirimetamina, sulfadiazina e leucovorina.