Como é a visão de uma formiga?

Perguntado por: dneves8 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os olhos das formigas são um pouco mais afiados que os nossos. Conseguem captar ondas de uns 350 nanômetros. Mas ainda não é o suficiente para ver um coronavírus, cujo tamanho fica entre 80 nanômetros e 120 nanômetros.

Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.

As formigas se locomovem em espécie de 'fila indiana', caracterizada por colocar um indivíduo atrás do outro, para evitar que se percam umas das outras e, assim, conseguir chegar ao destino predeterminado.

Esse processo ainda tem uma função genética de extrema importância. Afinal, a baba desse beijo carrega proteínas que regulam o crescimento das larvas. Ou seja, além de ajudar na comunicação entre as formigas, a trofalaxia também acaba servindo como um regulador genético dos insetos.

Formigas não gostam de sal. Isso serve como um repelente e inibe uma invasão. Você também pode ferver água com um pouco de sal e borrifar essa mistura diretamente em áreas e frestas que possam haver o surgimento de formigas.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

DUROS NA QUEDA
A formiga tem uma espécie de armadura externa, feita à base de quitina, uma proteína super-resistente. É o exoesqueleto, que protege as partes internas do inseto, que são mais moles.

O tempo de vida também varia conforme a casta a que o inseto pertence e também à sua espécie, sendo que as operárias vivem de 2 meses a 1 ano, as rainhas podem viver de 2 a 20 anos conforme a espécie, e os machos morrem logo após a cópula.

Insetos são animais sensíveis às mudanças na pressão atmosférica. Portanto, eles sabem antes de chover que a chuva está a caminho. Assim, começam a partir antes da torrente de água. Esse comportamento dá origem a um fenômeno conhecido como revoada, quando vemos uma nuvem de insetos voando pelos céus.

Sendo assim, esses insetos ajudam na reprodução de diversas espécies vegetais – seja na natureza, seja nas cidades. Além disso, elas fazem um bem danado para a terra, pois a escavação de seus ninhos aumenta a concentração de nutrientes e água no solo. Por fim, as formigas são um petisco saboroso para muitos animais.

A formiga tem dois olhos, cada olho é feito de muitos olhos menores. São chamados os olhos compostos. O abdômen da formiga contem dois estômagos. Um estômago prende o alimento e o segundo estômago é para que o alimento seja compartilhado com outras formigas.

Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.

As formigas, em sua maioria, apresentam nas patas uma estrutura mole, geralmente formada só por pêlos, que possibilita a aderência a superfícies verticais por meio de um mecanismo de sucção a vácuo.

A comunicação utilizada pelos insetos consiste numa espécie de tábua de lavar natural que eles têm no abdômen, a qual esfregam gerando sons. A descoberta foi feita através de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca. Na maioria das espécies de formigas, a sociedade é estratificada.

As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com frequência muito alta. Elas causam vibração nas moléculas de água, e é isso que aquece a comida. Se o prato estiver seco, sua temperatura não se altera. Da mesma maneira, se as formigas tiverem pouca água em seu corpo, podem sair incólumes.

As partículas Pym permitem a ele alterar seu tamanho e ter força sobre-humana, e seu capacete permite controlar e se comunicar com insetos, principalmente as formigas, na maioria das vezes ele voa em cima da formiga rainha.