Como é a visão de um olho normal?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Quando o olho não apresenta nenhuma deficiência visual, a imagem dos objetos, próximos ou distantes, forma-se sobre a retina, mais precisamente na fóvea central, onde a qualidade da visão chega a 20/20, 100%.

Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

Formação da imagem no olho humano
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.

Visão duplicada, manchas e regiões escurecidas podem indicar problemas na sua visão. Caso você tenha sido acometida por algum desses sintomas, procure o profissional especializado o mais breve possível. Problemas mais sérios como descolamento de retina, degeneração macular e glaucoma podem relacionados a tais sintomas.

A acuidade visual é a clareza de sua visão, medida pela sua capacidade de identificar letras ou números em um gráfico de olho padronizado, a partir de uma distância de visualização específica.

Para isso, o especialista recomenda sete dicas:

  1. Durma no mínimo oito horas por dia. ...
  2. Evite o consumo de bebidas alcóolicas. ...
  3. Tenha alimentação balanceada. ...
  4. Não esqueça os óculos escuros. ...
  5. Não descuide durante o tempo seco. ...
  6. Se você precisa de óculos de grau, não deixe de usá-los. ...
  7. Realize consultas oftalmológicas.
  1. 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal.
  2. 20/70 a 20/160: baixa visão moderada.
  3. 20/200 a 20/400: baixa visão grave.
  4. 20/500 a 20/1000: baixa visão profunda.
  5. Inferior a 20/1000: quase total deficiência visual, próximo da cegueira.
  6. Nenhuma Percepção da luz: total deficiência visual, cegueira total.

Os defeitos de visão ou ametropias, que incluem a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia não devem ser entendidos como doenças, pois decorrem apenas da focalização inadequada da luz que chega à retina. Nestes casos, o uso de óculos é a forma habitual de compensar os defeitos da visão.

Problemas de visão mais comuns

  • Miopia. É um erro de refração em que a luz entra no olho e não é focalizada de forma correta. ...
  • Hipermetropia. ...
  • Astigmatismo. ...
  • Presbiopia. ...
  • Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) ...
  • Glaucoma. ...
  • Catarata.

Isso acontece porque o globo ocular de quem possui miopia é alongado, mas de uma pessoa normal, o seu globo ocular é linear. Então, quem possui miopia tem a imagem dos objetos formada antes da retina, provocando dificuldades para visões à distância. Essa distorção no formato do olho é chamada de alongamento axial.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

Pupilas dilatadas são pupilas maiores em tamanho do que o normal. O tamanho de suas pupilas é controlado por músculos na parte colorida do olho (íris) e pela quantidade de luz que atinge os olhos. Sob luz intensa, suas pupilas contraem (ficam menores) para impedir que um excesso de luz entre nos olhos.

Qualquer onda eletromagnética cujo comprimento de onda se encontre fora desse intervalo não é visível ao olho humano, tais como as ondas de rádio, ondas de infravermelho e radiação ultravioleta.

A vista embaçada pode se dá devido algumas doenças preexistentes como glaucoma, catarata ou conjuntivite, por exemplo ou por um grau mal ajustado. Outras causas comuns incluem secura, choro, coceira e envelhecimento do olho.