Como é a visão de um boi?

Perguntado por: resteves5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Os bois enxergam o mundo de uma maneira muito única: com poucas cores, angulação maior, mas menos tridimensional. E tudo isso importa na hora de manejar os animais, já que a visão molda a forma que eles encaram o espaço.

"Em invertebrados, além das abelhas, alguns crustáceos têm visão das cores. Entre vertebrados, pelo menos alguns peixes ósseos, tartarugas, lagartos e aves podem discriminar cores.

“O que irrita o touro é o bater das capas”, aponta Dominichelli. Hoje, o vermelho está perpetuado pela tradição, mas não só por isso: “É uma forma de esconder o sangue que sai do touro enquanto ele é agredido e eventualmente morto”, conta Guilherme.

Visão colorida
O rei das cores é o Squilla mantis, um tipo de camarão capaz de enxergar uma gama de cores muito maior que a observada pelo olho humano. Esse crustáceo leva vantagem sobre nós por ter uma retina com mais tipos de cones, os pigmentos que permitem enxergar colorido.

Quer reconhecer a fase ofensiva? Então preste atenção e fuja se você perceber que há uma vaca liderando as outras – esse é o primeiro sinal de que em breve haverá algum ataque coletivo.

Visão peculiar
Porém, os bovinos possuem uma estrutura visual chamada de “tapete lúcido”, que permite a esses animais enxergarem quatro vezes melhor que os humanos em baixa luminosidade. O seu campo de visão chega quase a 360 graus e elas são daltônicas, não sendo capazes de distinguir vermelho e verde.

Qual é o animal que a vaca mais gosta? Resposta: A Muuuuula.

Abelhas. As abelhas também têm uma visão distorcida da luz e das cores. Elas conseguem perceber a luz três vezes mais rápido que o ser humano e enxergam também os raios ultravioleta, o que é impossível para nós.

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.

Os felinos estão entre os animais mais limpos que existem entre os animais de estimação. Lambem-se continuamente e se lavam após fazerem suas necessidades, de voltarem do jardim, de brincar e, inclusive depois de serem tocados por uma pessoa.

A visão canina é limitada. Os cães só enxergam com nitidez coisas e pessoas que estejam a seis metros de distância, no máximo. Já os seres humanos conseguem enxergar em uma distância de até 22 metros. É como se os nossos melhores amigos fossem um pouco míopes.

1º – Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Por fim, temos a rainha da visão de longo alcance, esta incrível águia européia. Assim, consegue enxergar roedores a 5 mil metros de altitude, facilitando a caça. De fato, seu foco visual é superior às demais espécies.

Quase sempre, o embate acaba com a morte do animal da espada do matador. “Quase sempre” porque às vezes acontece de o touro demonstrar habilidades extraordinárias e ser indultado.

Dentro da técnica, touros com idades entre 12 a 16 meses têm suas habilidades testadas por um robô peão, que avalia e escolhe os animais com melhor perfil. Neste caso, o robô simula o peso de um peão e permanece em cima do animal durante quatro segundos.

A raça Red Angus é, na verdade, uma variação do Aberdeen Angus. Ela surge em razão do gene recessivo de coloração vermelha. Sendo assim, é possível que uma vaca e um touro na cor preta, característica Aberdeen, gerem um bovino na cor avermelhada.

Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.

Que cores eles podem ver? Seu cavalo é capaz de experimentar azuis e amarelos. Infelizmente, eles não conseguem ver cores vibrantes como vermelho e laranja. Dessa forma, como os cavalos têm dois tipos de células cônicas em seus olhos, eles têm o que é chamado de visão de cores dicromática.

As vacas leiteiras gostam de lamber umas às outras – geralmente no pescoço – e de serem acariciadas. Isso as ajuda a criar laços.

Para o bovino, a língua é instrumento de comunicação. As lambidas liberam hormônios que relaxam. A vaca, por exemplo, lambe a cria depois do parto para mostrar carinho. O touro também lambe o ombro da vaca no cio para acalmar a fêmea e preparar para a monta.