Como é a visão de quem tem astigmatismo e hipermetropia?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Hipermetropia: dificuldade em visualizar objetos próximos, vista cansada, dores de cabeça, lacrimejamento dos olhos, olhos vermelhos, sensação de olhos pesados e dificuldade para se concentrar. Astigmatismo: vista borrada ou duplicada, fazer confusão entre letras e números parecidos, ardência ocular e vermelhidão.

Em resumo, a diferença entre os distúrbios é bem simples: a miopia é a dificuldade de enxergar objetos distantes; já a hipermetropia é a complicação para enxergar objetos muito próximos; por fim, quem tem astigmatismo tem problemas para enxergar com nitidez tanto de perto, quanto de longe.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

Lente 1.67
Esse tipo de lente é a mais indicada para quem tem o grau moderado de hipermetropia — entre 4 e 6 graus. Seu índice de refração é 1.67, daí o nome.

Pacientes com astigmatismo podem apresentar maior sensibilidade à luz – fotofobia. Isto acontece em função da irregularidade da córnea, presente no paciente com astigmatismo. Esta irregularidade faz com que os raios de luz penetrem nos olhos através da córnea e atinjam a retina em pontos distintos.

A Hipermetropia é a necessidade de grau positivo para enxergar bem para longe e está presente desde o nascimento. Caso não tenha um grau muito elevado, a Hipermetropia será corrigida pela própria capacidade de acomodação da pessoa, sem necessidade de óculos até os 40 anos de idade.

O que é hipermetropia? A hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto ou de focalizar objetos próximos, isso se dá devido à falta de capacidade dos olhos de focalizarem objetos próximos. Essa falha dificulta o processamento da imagem correta no cérebro.

O que é a hipermetropia
Consequentemente, quem tem hipermetropia sempre posiciona os objetos para longe dos olhos. Vale a pena lembrar que é uma situação reversa da miopia, em que o ponto focal fica na frente da retina e a pessoa tem dificuldade para ver de longe, mas não de perto.

Os sintomas da hipermetropia mais comuns são: dores de cabeça frequentes, cansaço visual, sensibilidade à luz e problemas de leitura.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

A hipermetropia é classificada em graus, medidos por uma unidade conhecida como dioptria e pode ser classificada em baixa (até 3 graus), moderada (entre 3 e 6) e alta (acima de 6 graus).

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

A poeira e a poluição do ar afetam a retina. Além disso, elas impulsionam a secura dos olhos, um dos fatores determinantes para piorar os sintomas e o desconforto provocado pelo astigmatismo.

Por isso, oftalmologistas indicam o uso de óculos para corrigir 0.50 de astigmatismo, principalmente para ver televisão e trabalhar no computador, smartphone ou tablet. Caso a pessoa com 0.50 de astigmatismo não sinta desconforto visual no dia a dia, não é preciso usar óculos, pois isso não causa o aumento do grau.

A hipermetropia tem cura através da cirurgia refrativa. O óculos de grau apenas corrige a visão, mas não impede que o grau possa aumentar ao longo dos anos. Mas é possível conviver com o problema de visão sem grandes problemas usando óculos de grau, lentes de contato e até mesmo recorrendo à cirurgia refrativa.

Isso depende do seu grau, de recomendação médica e atividades que realiza no dia a dia. Por exemplo, se você tem apenas vista cansada (mas não tem grau), o uso do óculos para perto é ideal somente para realizar alguma atividade que esforça a sua visão para perto, como usar o celular, costurar ou ler.

A hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Isso causa dificuldade para enxergar o que está mais próximo dos olhos. Para focar a imagem, o texto que está em um livro, por exemplo, o hipermétrope precisa afastá-lo.

Astigmatismo: é um problema frequente que acarreta a enxaqueca, um tipo de dor bastante intensa na cabeça. Ela pode ocorrer nos dois lados do crânio ou apenas em um.