Como é a vida nas cidades?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Outra característica da vida urbana é o distanciamento que há entre as pessoas, afinal elas estão próximas demais fisicamente, mas longe ao mesmo tempo. Há uma correria diária e falta tempo para tudo, inclusive para conversar, visitar as pessoas e se importar com elas.

Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte etc), pela concentração de atividades econômicas dos setores secundário, terciário etc. As atividades primárias (agricultura, pecuária) são desenvolvidas na zona rural.

O campo é compreendido pela zona rural, formado por propriedades rurais como: fazendas, chácaras e sítios. A cidade é formada pela zona urbana, onde vive, atualmente, a maioria das pessoas. Nas cidades são instaladas as indústrias, o comércio e as empresas de bens de serviços como: hospitais, escolas, dentistas, etc.

Talvez o maior benefício de morar em cidade grande seja ter facilidade para encontrar todo tipo de produto ou serviço com muito mais facilidade que no interior. Ao contrário do que acontece em municípios menores, sempre tem algum estabelecimento aberto, mesmo de madrugada.

Para que uma cidade se torne saudável deve esforçar-se para proporcionar: um ambiente físico limpo e seguro; um ecossistema estável e sustentável; alto suporte social, sem exploração; alto grau de participação social; necessidades básicas satisfeitas; acesso a experiências, recursos, contatos, interações e comunicações ...

No espaço urbano, o trabalho das pessoas caracteriza-se, principalmente pela realização de atividades como indústria, comércio e prestação de serviços. A produção de diferentes mercadorias é realizada pela atividade da indústria.

Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

As cidades são diferentes, não somente pelo número de habitantes, mas também pela concentração de serviços nelas contidos. Um aspecto que caracteriza a urbanização brasileira é referente a uma extrema concentração de uma vasta parcela da população em grandes cidades, dando origem assim às metrópoles.

Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outros espaços urbanos através de vários critérios: população, infraestrutura, organização, serviços, entre outros.

Pode ser definida como um lugar permanente e densamente povoado com limites administrativamente definidos cujos membros trabalham principalmente em tarefas não agrícolas. As cidades geralmente têm amplos sistemas de habitação, transporte, saneamento, serviços públicos, uso do solo, produção de bens e comunicação.

Pontos negativos: Poluição que é muita, coisa que quem mora no campo não sofre com isso, Violência , Custo de vida alto,problemas com trânsito. Positivos: Maior oportunidade de trabalho, lazer,melhores acessos á saúde, centro culturais,e maior variedade de transportes .

Nas cidades há formas para as pessoas se distraírem: cinemas, teatro, zoológico, parques, televisão, etc. No campo, onde a vida é mais simples e não existem muitas escolhas para diversão, as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira, etc.

A CIDADE CONCENTRA DIFERENTES ATIVIDADES ECONÔMICAS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA CIDADE SÃO A INDÚSTRIA, O COMÉRCIO E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. GERALMENTE, AS INDÚSTRIAS SE INSTALAM NAS CIDADES. NAS INDÚSTRIAS, OS OPERÁRIOS TRANSFORMAM MATÉRIAS-PRIMAS EM DIVERSOS PRODUTOS.

Como cidade no Brasil entendem-se os perímetros urbanos das sedes municipais, territórios e populações considerados urbanizados.