Como é a vida do brasileiro na Suíça?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

A Suíça é um dos países mais procurados por quem deseja sair do Brasil, pois conta com uma excelente qualidade de vida e ótimas oportunidades de emprego. A Suíça é um dos países mais desenvolvidos do mundo, com excelente qualidade de vida para os nativos e estrangeiros.

Para começar, saiba que a Suíça é considerada um dos melhores países para se morar. Além disso, Zurique está na lista das melhores cidades do mundo para se viver, no ranking de 2022 da Global Finance. A Suíça é formada por 26 estados e é um dos locais mais desenvolvidos do mundo, bem no coração da Europa.

Qualquer pessoa que deseje trabalhar na Suíça precisa de ter uma autorização de trabalho, antes de poder encontrar um emprego remunerado. Para além de uma autorização de trabalho válida, no caso de pessoas que necessitem de um visto, é necessário um visto válido para entrada (ver contactos).

Com quatro idiomas oficiais e ainda mais dialetos locais, a Suíça é um país verdadeiramente poliglota e um lugar ideal para aprender francês, alemão ou inglês. Paisagens alpinas incríveis, pastagens verdes lindas e vilas pitorescas dão à Suíça uma característica de beleza rural.

Em Janeiro de 2023, o salário mínimo no cantão de Genebra foi aumentado para 4368 francos suíços brutos, perto de 4400 euros. Este é, de momento, o salário mínimo mais elevado do mundo.

Ao decidir morar na Suíça, será necessário planejar a sua fonte de renda para viver no país sem preocupações financeiras. Mas antes do medo chegar, pode ficar com a mente tranquila pois encontrar emprego na Suíça para brasileiros não é uma tarefa impossível. Pelo contrário, é até mesmo algo fácil de conseguir.

2.698,00 dólares

A principal despesa para morar na Suíça é o aluguel. Em média, o valor é de 2.698,00 dólares, considerando uma moradia de 85 m². Entretanto, é possível buscar alternativas mais em conta e tornar a estadia mais barata.

cidade de Lausanne

1. Lausanne. Segundo a revista Monocle que classificou as melhores cidades pequenas do mundo para se viver, ou seja, cidades com no máximo 200 mil habitantes, a cidade de Lausanne ficou em primeiro lugar no mundo. Vôos mais baratos à Suíça.

7 países mais fáceis para imigrar

  • Portugal. Brasil e Portugal possuem uma estreita conexão devido ao passado, por isso é muito fácil encontrar brasileiros por lá e, até mesmo, requerer a cidadania para filhos, netos, bisnetos ou cônjuges de lusitanos.
  • Irlanda. ...
  • Luxemburgo. ...
  • Canadá ...
  • Espanha. ...
  • Alemanha. ...
  • Chile.

A carga horária máxima permitida na Suíça é entre 45 horas e 50 horas semanais, dependendo do setor. No entanto, é comum que muitas empresas optem por limites mais baixos por meio de acordos coletivos.

Qual é a melhor profissão na Suíça? De acordo com uma análise realizada em 2020 na Suíça pelos portais de empregos online jobs.ch e Lohncheck, a profissão mais bem remunerada na Suíça foi a de diretor financeiro. Aqui, o salário médio mensal bruto era de 10.746 francos suíços.

A maioria dos residentes suíços (60%) vive em um apartamento alugado, mas a proporção de proprietários vem aumentando constantemente desde os anos 70. Mais da metade das habitações tem 3 ou 4 quartos. O aluguel mensal médio foi de 1.362 francos suíços em 2019.

É importante ressaltar que a cidadania suíça é concedida com base no critério do ius sanguinis (direito de sangue), ou seja, uma pessoa pode ser considerada suíça se um de seus pais for suíço ou se a pessoa tiver nascido na Suíça e cumprir outros requisitos.

118,80 EUR*