Como é a vida de um usuário de drogas?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Depois de passar a excitação que a droga provoca, o dependente não volta ao seu estado normal, sentindo assim um desprazer. A pessoa fica deprimida, desanimada. Nada lhe dá ânimo, tudo parece ficar sem graça. Como só sente prazer se estiver sob a ação da droga, torna-se um usuário crônico.

Os homens representam 83,5% dos entrevistados - e 51% desse total tem hoje entre 25 e 29 anos. Os jovens entre 18 e 24 anos representam 15,5%. Adolescentes entre 12 e 17 anos somam 5%, mas a maioria começou cedo. E 67,5%, experimentou drogas entre 12 e 17 anos.

A relação pode sofrer fortes impactos e, com isso, matrimônios e namoros acabam sendo desmanchados por não encontrarem uma saída mais interessante. Essa dificuldade pode aparecer ainda mais intensa quando o sujeito ainda não se reconhece como um dependente químico, elevando assim os conflitos dentro de casa.

O uso de cocaína faz com que as pupilas dos olhos dilatem devido ao efeito estimulante da droga. – Veja se as pupilas (círculo escuro interior do olho) estão dilatadas até mesmo em cômodos bem iluminados. As pupilas dilatadas podem ou não estar acompanhadas de vermelhidão nos olhos.

Palavras grosseiras, gritos e ofensas são as piores coisas a se fazer. 5- Piadas não são bem-vindas: contar piadas e histórias relacionadas a dependentes químicos pode ser algo desagradável. Mesmo com a boa intenção de animar o indivíduo, esse tipo de distração pode gerar um efeito contrário.

Devido à busca desenfreada pelo prazer que a droga proporciona e desencadeia no organismo, os usuários podem agir com agressividade ou até mesmo cometer loucuras, causadas tanto pela reação quanto pela síndrome de abstinência que sofrem.

Assim, os sentimentos que restam após o uso das drogas são o cansaço e a tristeza (dentre outras emoções negativas), o que gera o estado depressivo. Como o cérebro demora para voltar a liberar neurotransmissores normalmente, o indivíduo costuma permanecer deprimido por um tempo.

Continue e leitura!

  1. Procure um lugar calmo para conversar. ...
  2. Use palavras de apoio e incentivo. ...
  3. Crie uma estratégia de como ajudar um dependente químico sem acusações. ...
  4. Estabeleça limites. ...
  5. Busque ajuda médica. ...
  6. Procure ajuda também.

Usuários de drogas estão mais propensos a sofrerem com ansiedade e depressão por estarem expostos a uma série de situações que mexem bastante com o aspecto psicológico. Dessa forma, o consumo de substâncias químicas associado a esses transtornos pode trazer consequências severas ao indivíduo.

Dependência Química: Quais são os tipos de tratamento

  • Tratamentos indicados. ...
  • Desintoxicação. ...
  • Medicamentos. ...
  • Psicoterapias. ...
  • Internações. ...
  • - Voluntária. ...
  • - Involuntária. ...
  • - Compulsória.

O dependente químico exige muito dos outros e de si mesmo. Com isso, tende a acumular sentimentos negativos e muita ansiedade. É muito comum observar a sua frustração e aflição dentre os sinais de Síndrome de Abstinência quando fica sem a droga, fazendo de tudo para recorrer a ela novamente.

O dependente químico sente uma necessidade de usar doses cada vez maiores de uma substância, para sentir o mesmo efeito que ela sentia anteriormente. Ou seja, o seu organismo conta com uma tolerância maior a cada uso.

Um dependente só começa a pensar em abandoná-las quando os prejuízos pelo uso forem maiores que os prazeres. Não existe possibilidade de sucesso enquanto eles continuarem usufruindo dos prazeres, enquanto os pais arcam com os prejuízos.

Efeito imediato: Euforia e felicidade aparecem, provocando um prazer intenso que pode servir como gatilho para o vício. Além disso, o usuário pode ter uma crise de taquicardia, espasmos, elevação da pressão e até mesmo convulsões.

Uma pessoa que cheira pó tem uma série de desregularidades no organismo. Por conta disso, há constantes mudanças de comportamento e humor. Ela pode estar feliz em um momento e de uma hora para outra se tornar depressiva, triste e introspectiva.

A íris—área circular e colorida do olho que circunda a pupila—controla a quantidade de luz que entra no olho. A íris permite que entre mais luz no olho (aumentando ou dilatando a pupila) quando o ambiente está escuro e deixa que entre menos luz (diminuindo ou contraindo a pupila) quando o ambiente tiver muita luz.

É claro que beber muita água é recomendado, já que ajuda a eliminar a substância do seu organismo mais rapidamente, assim como praticar uma atividade física e manter uma alimentação saudável.

Existe remédio caseiro para tirar vício de droga? Não. O que existem são hábitos saudáveis que podem ajudar a minimizar o problema do consumo da droga. Porém, no caso de dependência química, é fundamental que a ajuda profissional seja solicitada.

O importante é ter o suporte necessário para evitar o isolamento e o desejo de usar entorpecentes.
...
Porém, se ainda não quer fazer isso, expresse seus sentimentos de outra forma, por exemplo:

  1. cantando;
  2. dançando;
  3. escrevendo;
  4. falando com um psicólogo ou psiquiatra.