Como e a vida de um drogado?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os dependentes químicos se agarram a um estilo de vida rígido, começam a se sentir desconfortáveis com o que não seja familiar. A dependência química implica um estilo de vida centrado na própria pessoa e a falta de flexibilidade acrescenta certo grau de bem-estar à vida do dependente químico.

Acompanhe e repare nessas dicas que vou lhe dar a seguir!

  1. Dê apoio. ...
  2. Incentive-o a buscar ajuda médica. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Participe ativamente do tratamento. ...
  5. Não faça comparações. ...
  6. Aprenda sobre o vício. ...
  7. Estabeleça limites. ...
  8. Evite confrontá-lo.

Devido à busca desenfreada pelo prazer que a droga proporciona e desencadeia no organismo, os usuários podem agir com agressividade ou até mesmo cometer loucuras, causadas tanto pela reação quanto pela síndrome de abstinência que sofrem.

Como o abuso de substâncias pode estimular a infidelidade
Vício e infidelidade estão comumente relacionados. Quando alguém bebe álcool ou usa drogas, está complicando e adicionando um elemento que pode se tornar um motivador e um bode expiatório para a traição.

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga. Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Usuários de cocaína podem ficar com cicatrizes nas mãos em razão das injeções constantes. Fumantes de crack apresentam lesões nas palmas das mãos e dos dedos devido às queimaduras deixadas pelo cachimbo em que consomem a droga. Consumidores de heroína podem ficar com manchas escuras na língua.

Efeito imediato: Euforia e felicidade aparecem, provocando um prazer intenso que pode servir como gatilho para o vício. Além disso, o usuário pode ter uma crise de taquicardia, espasmos, elevação da pressão e até mesmo convulsões.

O uso frequente pode ter impactos na sua saúde mental, como ansiedade, depressão, paranoia, esquizofrenia, entre outros. A depressão é um dos efeitos a longo prazo na sua saúde mental, e muitas vezes é causada pela montanha-russa emocional causada por drogas como o ecstasy.

Assim, os sentimentos que restam após o uso das drogas são o cansaço e a tristeza (dentre outras emoções negativas), o que gera o estado depressivo. Como o cérebro demora para voltar a liberar neurotransmissores normalmente, o indivíduo costuma permanecer deprimido por um tempo.

Confira nesse post, 5 passos simples que podem ser feitos na hora do desespero, quando a pessoa chega em casa drogada.

  1. Tenha calma. ...
  2. Análise a situação de que encontra a pessoa e preste socorro. ...
  3. Ofereça água a pessoa. ...
  4. Prepare-se para o pós do uso das drogas. ...
  5. Aconselhe.

É uma droga consumida de forma a ser inalada (cheirada) ou injetada, e seus derivados por forma de fumo, todos esses podem viciar a partir do primeiro uso e gerar o efeito de “fissura” nas pessoas.

É o álcool. Segundo um estudo publicado na revista Lancet, o álcool ocupa o primeiro lugar entre 20 drogas lícitas e ilícitas, em termos de periculosidade para a saúde e para os outros. Quanto aos perigos para o usuário, podemos citar: toxicidade, nível de dependência, overdose, doenças relacionadas, etc.

Ansiedade, insegurança, comportamento obsessivocompulsivo e medo podem estar entre os fatores influentes na reincidência de sintomas que caracterizam a mudança no estilo de vida experimentado pelo codependente.