Como é a vida após a separação?

Perguntado por: agomes7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Os sentimentos que surgem após uma separação podem ser intensos e variados, incluindo tristeza, raiva, confusão, solidão e até mesmo culpa. No entanto, o sofrimento é real. Porém, isso não significa que seja permanente.

O que acontece com um homem depois de uma ruptura depende de quem fez o rompimento. Homens normais, como Seal, também ficam tristes com o fim de um relacionamento e focam na luta contra aquela dor da separação assim como as mulheres. A Cosmopolitan fez uma lista de como os homens tentam superar um rompimento.

Mulheres tendem a sofrer mais com o rompimento de uma relação, mas homens apenas tocam a vida, sem jamais ter se recuperado 100%. É o que diz um novo estudo publicado pela Universidade de Binghamton, de Nova York (EUA).

Separação, divorcio, pode ser uma experiência altamente estressante e, sendo assim pode surgir como resposta a este estresse sequelas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, hostilidade, medo, raiva, abuso de álcool ou drogas - dependência química , etc.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

No que pensar antes de pedir a separação? A advogada destaca que o ponto mais importante ao se “preparar” para a separação é juntar toda a documentação de bens: casas, apartamentos e outros imóveis, de possíveis ativos financeiros, como contas conjuntas ou investimentos, e carros.

Reatar o casamento mesmo após o divórcio não é impossível, e exige do casal profunda reflexão. A reconstrução de um casamento, ainda que trabalhosa, é possível de ser realizada, como nos explicou anteriormente a psicóloga Mara Lúcia Veríssimo. E isso, mesmo após a separação, a mudança de casa e até mesmo o divórcio.

Os principais sinais que indicam que uma pessoa ainda gosta da outra são:

  1. Sempre ligar e querer a opinião do ex parceiro;
  2. Não se relacionar com outra pessoa;
  3. Sempre ter uma desculpa para estar nos lugares que a outra frequenta;
  4. A atual namorada se parecer com a ex;
  5. Demonstração de ciúmes;
  6. Falar da ex o tempo todo.

A separação é uma experiência bem dolorosa que pode desencadear um estresse emocional por um longo tempo. Embora a vivência a dois geralmente já esteja desgastada, a dor de se separar assemelha-se a um luto, pois representa uma perda concreta.

Nas próximas frases, compartilhamos nossas dicas.

  1. Dê um passo atrás. Pode parecer uma contradição. ...
  2. Defina o problema. É difícil avançar se você não entende por que está preso. ...
  3. Encontre o porquê ...
  4. Desprenda-se do que não funciona. ...
  5. Levante todas as opções possíveis. ...
  6. Frases que vão te ajudar a seguir em frente.

Você se sente completamente mal-amado ou pior, se sente negligenciado e humilhado. Seu cônjuge o decepcionou de alguma maneira importante. Talvez seu cônjuge não tenha contribuído financeiramente para o seu casamento e esteja completamente dependente do seu apoio financeiro.

Também é verdade que o homem é mais inclinado à agressividade e impulsividade; portanto, cuidado se lhe ocorrer um sentimento de raiva da “ex” e vontade de se vingar de forma, física, verbal ou com algumas torturas psicológicas como provocações ou retenção de coisas que pertencem a ela e que estão com você.

Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação. Como eu disse, no entanto, a dor da desilusão amorosa não é uma ciência. No meu caso, levei seis meses até me sentir pronta para seguir em frente.

Os homens, quando apaixonados, modificam a regulação interna dos neurotransmissores e hormônios. Há uma redução da testosterona, responsável pela libido, e aumento da ocitocina. E é aí justamente que tudo muda.

Desse modo, pensando em te ajudar, preparamos este artigo no qual você aprenderá:

  • Não planejar a vida financeira.
  • Deixar o casamento cair na rotina.
  • Reclamar o tempo inteiro.
  • Desrespeitar o outro.
  • Confundir as prioridades.
  • Não apoiar o outro.
  • Controlar o outro.
  • Sonhos.

A opção está nas mãos do que deixou, que passa dias, semanas, meses, anos remoendo, enquanto o que foi deixado, por falta de opção, já superou. Definitivamente, quem deixa sofre mais.

Voltar a amar está diretamente ligado a seu desejo e capacidade de deixar tudo para trás e recomeçar. Perdoando verdadeiramente tudo o que você fez e tudo o que te fizeram, para que assim seja possível retomar o caminho do relacionamento conjugal. Não é fácil, não é rápido, mas, é possível, acredite!

Reconquistar um amor é possível, mas é preciso ter certeza que vale a pena. Quando um relacionamento amoroso termina, nem sempre é de comum acordo. Não importa se o motivo foi traição ou mesmo ciúme excessivo. Um das partes sempre ficará com uma maior sensação de perda, sentindo-se abandonada.