Como é a vegetação de praia?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Podemos classificar as vegetações litorâneas brasileiras em dois principais subtipos: os mangues e as restingas, apresentando também vegetações rasteiras e alguns tipos de gramíneas. Os mangues (ou manguezais) são vegetações encontradas em regiões onde costumam haver o encontro entre as águas dos rios e dos mares.

A restinga é uma vegetação composta por plantas herbáceas, arbustivas e arbóreas, típica de regiões litorâneas arenosas, salinas e que sofrem interferências marinhas.

A vegetação pode ser definida como o conjunto de plantas e vegetais que recobre determinada superfície, formando diferentes tipos de paisagem natural. O tipo de vegetação que caracteriza uma área depende de três fatores principais: Tipo de clima, que determina a disponibilidade de umidade e radiação solar.

Existem quatro tipos principais de vegetação no Brasil: as florestas ( Amazônica, Mata dos Pinhais e a Mata Atlântica), Cerrado, Caatinga e os Campos.

O clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco.

São tipos de vegetação brasileira: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, mata dos cocais, mata de araucárias e Pampas.

A vegetação do Brasil é formada por todas as espécies de flora que compõem a paisagem natural do país. Ela é bastante diversificada em razão das diversas condições físicas que permeiam todo o território nacional.

É o conjunto da vegetação que, ao longo da história, se adaptou a diferentes condições de solo, clima, biodiversidade e disponibilidade de água e que hoje é encontrado nos biomas brasileiros.

A restinga é uma extensa faixa de depósitos arenosos paralelos à linha de praia que se formaram pelas sucessivas alterações no nível do mar no período Quaternário. É também um importante ecossistema litorâneo que se forma na transição entre o mar e o continente.

Saracura-três-pontes; Mico-leão-caiçara; Lontra; Perereca.

Plantas de restinga

  • Cleome rosea.
  • Clusia fluminensis.
  • Clusia lanceolata.
  • Coccoloba declinata.

Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.

Presença de quatro camadas de vegetação: árvores mais altas (de 10 a 25 metros); vegetação arbustiva (de 3 a 5 metros); ervas (vegetação rasteira, próxima ao nível do solo) e musgos (rasteira, no próprio solo, cobertas por folhas e galhos caídos).

Com grande extensão territorial e variação climática, o Brasil abriga vários tipos de vegetação, com destaque para a Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mangues, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais e Pantanal.

Manguezais são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.

A vegetação nordestina é bastante diversificada, vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dos Cocais no Meio-Norte, ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, possuem fauna e flora exuberantes, diversas espécies endêmicas, uma boa parte da vida no planeta e animais ...

A vegetação representa as características gerais da vida vegetal, já a flora é o agrupamento de todas as espécies botânicas desenvolvidas em um local.

A proximidade dos oceanos também acaba interferindo na quantidade de precipitações, fazendo com que as regiões litorâneas tenham taxas de precipitação maiores que as regiões interiores dos continentes, devido à grande evaporação e condensação.

O ar mais úmido e quente (analogia com ar que sai da boca) encontra um obstáculo físico que é o relevo (como o espelho) e ao chegar nesta barreira que são os morros sobe na atmosfera e encontra temperatura mais baixa, condensando-se o vapor de água e formando chuva.