Como é a trombose nas pernas?
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.
Como é a dor de uma trombose?
Apesar de algumas pessoas serem assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas, um dos principais indicativos de trombose são as fortes dores nas pernas acompanhadas de inchaço, formigamento, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.
Como saber se um sintoma e alerta de trombose?
Os sintomas clássicos incluem:
- dor;
- inchaço;
- calor;
- vermelhidão;
- cãibras nas pernas;
- dor nas pernas que piora quando dobra o pé;
- descoloração da pele azulada ou esbranquiçada.
Onde dói a perna com trombose?
Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.
Onde dói a perna quando tem trombose?
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.
O que pode causar uma trombose na perna?
Por que acontece a trombose? A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas, provocando o bloqueio do fluxo sanguíneo e causando dor e inchaço no local. A trombose ocorre, geralmente, após uma cirurgia ou por falta de movimento prolongado.
Quem tem trombose pode colocar as pernas para cima?
A elevação dos membros inferiores ajuda na diminuição do inchaço pós trombose. Não há um tempo mínimo ou máximo. Utilizo esta estratégia até diminuição do edema e retorno às atividades de rotina e quando já se consegue vestir a meia elástica.
Qual o primeiro sinal de trombose nas pernas?
Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.
Qual exame fazer para saber se tem trombose na perna?
O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.
Como diferenciar inchaço de trombose?
Como identificar trombose: sintomas
- dor, inchaço e sensibilidade em uma de suas pernas (geralmente sua panturrilha);
- uma dor pesada na área afetada;
- pele quente na área do coágulo;
- pele vermelha, particularmente na parte de trás da perna abaixo do joelho.
O que fazer em caso de trombose na perna?
O tratamento da trombose venosa profunda geralmente envolve medicamentos anticoagulantes como a heparina ou varfarina e, nos casos mais graves, cirurgia, devendo ser iniciado assim que possível para evitar complicações como a embolia pulmonar.
O que leva a pessoa ter trombose?
A trombose é uma condição que afeta o corpo humano por meio da formação de um ou mais coágulos que impedem o fluxo sanguíneo de fluir normalmente por dentro das veias e das artérias que integram o sistema circulatório. Existem diferentes tipos de trombose, de acordo com a área do corpo onde a trombose está localizada.
Quem está com trombose pode andar?
No entanto, deve-se realizar suaves movimentações, principalmente nos membros inferiores e superiores, para manter a boa circulação sanguínea evitando seu acúmulo em determinada região. Pacientes capazes de andar podem ter melhores taxas de cura, além da redução da dor e prevenção da atrofia ou declínio muscular.
Estou com muita dor nas pernas o que pode ser?
A dor nas pernas pode acontecer devido à má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.
O que fazer em caso de trombose?
O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso vai ser feito pelo próprio organismo.
Quem está com trombose na perna pode caminhar?
Após a trombose, sua perna pode estar inchada, sensível, vermelha ou quente ao toque. Esses sintomas devem melhorar com o tempo e o exercício geralmente ajuda. Caminhada e exercício são seguros, mas lembre-se de ouvir seu corpo para evitar esforço excessivo.