Como é a tremedeira da ansiedade?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos.

A ansiedade tem sintomas que se manifestam tanto psicologicamente quanto fisicamente. A nível emocional esses sintomas ocorrem em forma de preocupação, insegurança, medos, entre outros. Já a nível físico esses sintomas vêm geralmente como tremedeira e aperto no peito.

Medicamentos. Propranolol e primidona são as substâncias mais eficazes na redução dos tremores. O propranolol é um betabloqueador, também usado para tratar a hipertensão e a ansiedade de desempenho. Seus efeitos colaterais são de leves a moderados e incluem batimento cardíaco lento, fadiga e falta de ar.

Sinais de alerta
Os sintomas a seguir devem ser considerados preocupantes: tremores que começam abruptamente. tremores em pessoas com menos de 50 anos de idade e que não têm parentes que tiveram tremores essenciais.

Os tremores podem surgir em decorrência de condições do ambiente, por exemplo, quando trememos ao sentir frio. Quando sentimos frio e o corpo treme, temos uma contração involuntária do corpo para se manter aquecido. Também, em situações de estresse, medo ou ansiedade, o corpo pode apresentar tremores.

Sintomas físicos

  • Tensão muscular;
  • Fadiga;
  • Sudorese;
  • Náusea e diarreia;
  • Falta de ar;
  • Tonturas;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Dor de cabeça.

É um tremor de baixa amplitude e alta frequência em repouso e durante o movimento que nem sempre é notado. Esse tremor pode ser intensificado por ansiedade, estresse e certos medicamentos (alguns citados acima), assim como alterações metabólicas.

Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais. Caso você se encaixe no que descrevemos, não se acostume ou ache que vai passar sozinho.

Agitação e tremores: Quem sofre com TAG costuma passar por períodos de muita agitação, que podem incluir tremores, mesmo que não sejam vistos, mas apenas sentidos. Fadiga e fraqueza: Além do cansaço extremo, é comum que exista certa fraqueza corporal, principalmente nos braços.

Uma pessoa com ansiedade normalmente sente muita agitação (cognitiva e de comportamento), tensão muscular, sudorese, tonteiras, dificuldade respiratória, taquicardia e rubor facial. Esses sintomas são manifestados em conjunto, podem ser experienciados alguns deles ou todos.

O tremor é diagnosticado com base em um exame físico e neurológico e no histórico médico. Durante a avaliação física, o médico neurologista avaliará: se o tremor ocorre quando os músculos estão em repouso ou em ação. a localização do tremor no corpo (e se ocorre em um ou ambos os lados do corpo)

A principal característica é o tremor rítmico que ocorre durante um movimento voluntário como, por exemplo, levar um copo de água à boca ou manter uma posição, como deixar a mão ou o braço esticado ou levantado.

Os dois tipos de tremor incluem: Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca. Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.

Maracujá-alho mostra resultados promissores para controlar tremores do mal de Parkinson.

O tremor essencial é causado por uma disfunção em um circuito cerebral. É como se uma rede de neurônios no cérebro tivesse um pequeno curto-circuito. Esse curto-circuito faz com que haja disparos neuronais involuntários, que acabam resultando em um tremor.

Quais as causas de tremores?

  • tremor psicológico;
  • doença de Parkinson;
  • consequência de acidente vascular cerebral ou esclerose múltipla;
  • doença hepática grave;
  • abstinência de álcool;
  • hipertireoidismo;
  • doenças hereditárias;

Como a ansiedade, usualmente, provoca outros sintomas físicos — falaremos mais sobre isso à frente —, como alterações estomacais e intestinais, insônia e a já mencionada tensão muscular, as dores de cabeça acabam por também representar mais um sinal da condição. Inclusive, podem se tornar crônicas.

Coração acelerado, tremor nas mãos e pernas, insônia, irritabilidade são sintomas de ansiedade. Quando o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa sofrimento e interfere na qualidade de vida, gerando diversos sintomas físicos e emocionais.

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.