Como é a tosse de quem tem problema de coração?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Em geral, a tosse cardíaca vem acompanhada da sensação do peito borbulhar, com um som de assobio dos pulmões, respiração forte e chiado intenso; falta de ar ao caminhar, se movimentar e até ao ficar deitado; fadiga e fraqueza; retenção de líquidos e inchaços nas pernas, tornozelos e pés; batimentos cardíacos rápidos ou ...

Tosse seca
Porém, não há motivos para se assustar, em relação ao infarto, caso você esteja com tosse neste momento. Ela sempre vem junto com os outros sintomas nos casos de problema cardíaco. Esses são alguns dos indícios que podem passar despercebidos por alguém que esteja apresentando um ataque cardíaco.

Quando a tosse for produtiva e a secreção eliminada apresentar manchas de sangue, é sinal que há uma lesão grave, que pode estar ao longo das vias respiratórias ou mesmo nos pulmões.

Para além da falta de ar, algumas pessoas com insuficiência cardíaca desenvolvem tosse ou pieira. Isto deve-se normalmente à acumulação de líquido nos pulmões, mas também pode dever-se a doenças pulmonares [como a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e asma).

Dor no peito
Sintoma clássico de infarto, a dor no peito também pode ser sinal de outros problemas no coração. Fique alerta se a dor for aguda e prolongada, durar mais de 10 minutos e irradiar para o pescoço, costas, mandíbula e braço. Nesses casos, vá ao pronto-socorro mais próximo.

antagonistas mineralcorticoides: espironolactona, eplerenona; combinação entre antagonista da angiotensina e inibidor da neprilisina: valsartan, sacubitril.

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

Alergias e exposição a agentes irritantes
Quando alguém passa por um processo de alergia, é possível que a tosse seca persistente seja um sinal. Esse sintoma clássico está relacionado com a irritação das estruturas respiratórias, fazendo com que a pessoa tente “expulsar” aquele agente.

Para que você saiba identificá-los, conheça abaixo os principais desses sinais:

  1. 1 – Dor no Peito. ...
  2. 2 – Tonturas e vertigens. ...
  3. 3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite. ...
  4. 4 – Dificuldades para respirar. ...
  5. 5 – Dores nos braços. ...
  6. 6 – Fraqueza. ...
  7. 7 – Dores na região do estômago.

Quando estamos com algum problema cardiovascular, o corpo pode enviar um alerta em forma de tosse, pois, ao deitarmos, ocorre um aumento do retorno de sangue para o coração, que aumenta a congestão pulmonar e estimula o ato da tossir.

O exame parece comum ou mesmo 'simples', mas o hemograma – solicitado pela maioria dos médicos nas primeiras consultas – consegue identificar problemas no músculo do coração, problemas no pericárdio, a membrana que cobre o coração e na válvula cardíaca, que representa problemas inflamatórios infecciosos.

Quando não há sinais ou sintomas, a indicação é que as mulheres e homens realizem o seu primeiro checkup aos 40 anos. Porém, quando se tem fatores de riscos para doenças cardíacas, a primeira consulta deve ser adiantada”, afirma o dr. Caio Henrique, cardiologista e arritmologista pela SBC.

A diferença básica entre a tosse produtiva e a tosse seca é que na primeira há formação de secreção nas vias respiratórias, enquanto na segunda isso não ocorre, como o próprio nome sugere (seca). Por conta das características distintas, cada um desses tipos de tosse está normalmente associado a doenças diferentes.

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias – tuberculose e câncer de pulmão. Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão.

A sua tosse, no entanto, pode durar até três semanas, pois os vírus podem fazer suas vias respiratórias ficarem inchadas ou muito sensíveis. Caso você perceba manifestando esse sintoma a mais de três semanas, procure seu médico imediatamente.

Algumas pessoas, de repente, podem sentir o coração disparar. É aquela taquicardia, uma palpitação, e aquela sensação de que o coração vai sair pela boca. Para ajudar, peça para a pessoa tossir. A tosse pode fazer o coração voltar ao ritmo normal.

Os pacientes com Insuficiência Cardíaca precisam ter a ingesta hídrica minuciosamente controlada, uma vez que nos casos mais graves o excesso de líquido pode deflagrar complicações clínicas como retenção, edemas e falta de ar por congestão pulmonar.