Como é a tosse de quem tem asma?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

“Pode ocorrer tosse seca persistente, associada ou não com crise de asma. Na crise, além da tosse, ocorre falta de ar e chiado no peito. Estes sintomas podem ser intermitentes ou persistentes mas, se não tratados, podem se agravar e, em casos graves, apresentar risco de morte.”

Os broncodilatadores são um dos principais medicamentos recomendados em caso de sintomas de bronquite asmática. Eles são utilizados por meio de inaladores e agem relaxando o músculo das vias respiratórias. Com isso, elas são abertas e aliviam o aperto torácico e a tosse, melhorando a respiração.

expectorantes: para os casos de tosse com catarro durante as crises de asma, os medicamentos expectorantes podem afinar a secreção e permitir uma eliminação facilitada.

Ao contrário da asma, a bronquite é marcada por tosse excessiva com a presença de secreção, falta de ar, chiado ao respirar e, em alguns casos, febre e calafrios. A causa desta patologia pode estar relacionado a vírus e bactéria, além de inalação de fumaça de cigarro.

O exame de espirometria na asma pode fornecer valiosas informações no diagnóstico dessa doença respiratória.

O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin xarope, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.

Prednisona e prednisolona são os mais conhecidos, sendo receitados em forma oral (comprimidos) para tratamentos pontuais por aliviarem os sintomas críticos da asma. Mas há casos em que o paciente deve se dirigir até uma unidade de saúde para receber metilprednisolona por via endovenosa.

Cortisol: durante a noite, ocorre uma menor produção de cortisol endógeno - hormônio importante para o funcionamento respiratório. Sua ação anti-inflamatória brônquica concentra o pico de ação de manhã, com níveis baixos no período noturno.

Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente).

Em muitos casos, a tosse seca acontece somente para expulsar alguma partícula da garganta. Porém, quando ela persiste por mais de 3 semanas e vem associada com outros sintomas, deve-se procurar um médico. Veja abaixo algumas doenças graves que podem ser a causa da tosse.

Esportes muito intensos, como natação, futebol e corrida de longa distância são mais susceptíveis a desencadear os sintomas de asma, mas nem sempre precisam ser evitados, pois geralmente são de fácil controle. O ambiente influencia o aparecimento destes sintomas.

Em uma crise de asma (às vezes chamada surto ou exacerbação), os músculos lisos dos brônquios se contraem, fazendo com que os brônquios se estreitem (chamado broncoconstrição). Os tecidos que revestem as vias aéreas incham devido à inflamação e secreção de muco nas vias aéreas.

Asma é o estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil. Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco o que aumenta o problema respiratório.

Enquanto a asma provoca falta de ar, chiado, sensação de aperto no peito e tosse, os sintomas mais comuns da rinite alérgica são espirros, obstrução nasal, coriza e coceira no nariz e garganta, além de ardência e olhos lacrimejando.

A asma é uma inflamação dos bronquíolos, geralmente desencadeada por um processo alérgico que é mais comum em crianças. Já a bronquite é uma inflamação dos brônquios, que pode ser associada a um processo infeccioso (quando aguda) ou provocada pela inalação de agentes irritantes (quando crônica).

Como identificar a tosse alérgica? Na maioria das vezes, a tosse alérgica é seca, sem ocorrer acúmulo de secreção na garganta. Geralmente, a garganta apresenta ressecamento, coceira e irritação, desencadeando crises ao longo do dia.

Continuar lendo Como é a tosse da asma?