Como é a tosse de bronquiolite?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A bronquiolite, como é chamada, é causado por um agente viral, e dá uma tosse danada, uma febre não muito alta, geralmente que não passa de 39° C, e aquela chiadeira no peito. A criança também tem bastante catarro, que vai desde uma coriza clara até mais amarelado, e secreção nos olhos.

De modo geral, o tratamento caseiro para a bronquiolite consiste principalmente na ingestão de líquidos, sendo importante oferecer água para a criança, em doses pequenas e frequentes, para garantir a hidratação e ajudar na limpeza e umidificação das vias respiratórias.

Bronquiolite é uma infecção dos bronquíolos. Ela ocorre mais frequentemente em crianças menores de 2 anos. (O termo bronquiolite é confundido com bronquite, que é uma inflamação das vias aéreas superiores e se dá em crianças maiores).

Quando a tosse persiste por mais de três semanas, ela pode ser considerada subaguda, a partir de oito semanas passa a ser crônica. Para ambas as situações, a preocupação em procurar um médico é indicada para obter um diagnóstico o mais cedo possível.

O Ipratrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico com efeito broncodilatador, também pode ser usado no tratamento da bronquiolite.

A manifestação da bronquiolite pode dividir-se em 3 fases: período de incubação; fase de coriza (“constipação”); e bronquiolite.

Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos) Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana. Tosse grave (muito ruim) que pode durar mais de duas semanas.

Os principais medicamentos usados para bronquiolite (aqui falando do geralzão tá pessoal) são: Broncodilatadores (salbutamol- Aerolin; fenoterol- Berotec) – uma parte dos pacientes apresentam resposta à essa medicação, e o que deve ser feito pelo médico é o chamado teste terapêutico, para avaliar essa resposta.

Saiba o que fazer para tratar a tosse seca noturna infantil a seguir:

  1. Cuidados com a alimentação antes de dormir. ...
  2. Prepare um banho quente. ...
  3. Deixe o quarto bem limpo, livre de poeira e cheiros fortes. ...
  4. Umedeça o ar ambiente ou faça uma nebulização. ...
  5. Deixe a cabeça elevada em relação ao corpo.

O medicamento utilizado, em casos específicos, para prevenir infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite, é o palivizumabe.

Pacientes com doença grave devem ser hospitalizados. Aqueles com insuficiência respiratória, necessidade de suporte ventilatório ou instabilidade hemodinâmica (causada pela infecção viral ou doença bacteriana secundária) devem ser internados em ambiente de terapia intensiva pediátrica.

Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.

Evite ficar com o seu bebê em ambientes fechados e mal ventilados; Tenha o hábito de limpar o nariz com soro de 2 a 3 vezes por dia; Sempre que possível, higienize a mão com álcool gel ou lave as mãos; Evite o contato com pessoas gripadas.

Entre os sintomas que auxiliam na identificação da tosse alérgica, estão:

  1. tosse seca sem qualquer tipo de secreção;
  2. coceira na garganta.
  3. tosse que piora no período noturno;
  4. lacrimejamento do olho;
  5. coriza;
  6. espirros;
  7. tosse seca persistente;
  8. irritação nos olhos, nariz e boca.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.