Como é a tosse da rinite alérgica?

Perguntado por: lmodesto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Geralmente a tosse é seca e persistente, sugerindo ser devido a alguma alergia. É aquele tipo de tosse que irrita a garganta e acontece várias vezes ao dia, muitas vezes causando até ânsia de vômito. Durante a noite costuma ser pior, podendo surgir repetidamente, causando a sensação de que não vai parar.

Como aliviar uma crise de rinite alérgica?

  1. Higienize o seu nariz. Uma dica muito legal é fazer a higienização do seu nariz. ...
  2. Faça uma leve inalação. Outra dica interessante é fazer uma leve inalação, também com soro fisiológico. ...
  3. Tome bastante água. ...
  4. Use as medicações prescritas pelo médico.

Quando isso ocorre, há a reação inflamatória que ativa a histamina que, consequentemente, desencadeia os sintomas alérgicos - espirros, coceiras, e a tosse. Quando há alergia, ela é caracterizada por ser uma tosse seca e persistente.

A duração da tosse depende do estágio em que está a inflamação das vias respiratórias. A tosse aguda pode durar até 3 semanas; a tosse subaguda costuma durar de 3 a 8 semanas; já a tosse crônica, tem duração maior, ultrapassando 8 semanas.

A principal diferença entre gripe e alergia é a febre. Reações alérgicas se caracterizam por coriza, espirros, obstrução nasal, coceira no nariz e, geralmente, não acarretam em febre. A gripe, por sua vez, se caracteriza por gerar um estado febril.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

A loratadina é um medicamento utilizado para tratar sintomas de alergias, como no caso da rinite alérgica e urticária. Ela pertence a uma classe de medicamentos chamados de anti-histamínicos, que agem bloqueando a ação da histamina, uma substância que é produzida pelo corpo em resposta a uma reação alérgica.

O gengibre é um anti-histamínico natural e contém muitas propriedades que aliviam os sintomas da rinite. Rale a quantidade de 1 colher de sopa de gengibre e ferva com um copo de água por 5 minutos. Depois adicione mel ou limão e tome. Outra maneira de usar é mastigar pedaços de gengibre.

O tempo de duração da doença é variável, dependendo da sua gravidade. A rinite alérgica é dividia em aguda e crônica. A rinite aguda dura entre 7 e 10 dias, aproximadamente. Já a rinite crônica pode durar 3 meses ou mais, com sintomas constantes, se não for tratada adequadamente.

A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

As alergias respiratórias também causam tosse seca, que podem ser intensas e ocorrer várias vezes ao dia. É preciso evitar contato com as causas da alergia, como ácaros, fungos, pelos de animais, poeiras, pólen e odores intensos, provenientes de produtos químicos (tinta, verniz, querosene etc).

Há dois tipos de tosse: a seca e a produtiva. É a presença ou não de muco que estabelece a diferença. Na tosse produtiva a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, esse catarro parece não existir. É importante avaliar se a tosse é realmente seca, ou se a secreção não flui por desidratação ou tratamento incorreto.

Portanto, quem tem alergia à poeira ou animais domésticos, rinite etc, está sujeito a tossir mais na hora de dormir. Além das alergias respiratórias, a tosse seca persistente pode ser causada, por exemplo, pelo refluxo gastroesofágico e por problemas cardíacos.

Quando a tosse for produtiva e a secreção eliminada apresentar manchas de sangue, é sinal que há uma lesão grave, que pode estar ao longo das vias respiratórias ou mesmo nos pulmões.

Tosse: em geral, a tosse causada por alergias respiratórias e resfriados costuma apresentar uma diferença importante: a produção ou não de catarro. A tosse causada por alergias geralmente é mais seca, o que significa que você não tosse com catarro.

Rinite é uma doença comum, tanto em crianças como em adultos. A rinite alérgica tem origem genética e se acompanha da inflamação nasal, ocorrendo de forma repetitiva e cônica, principalmente no inverno. Já os resfriados são causados por vírus e se acompanham de febre, mal-estar, ou dor no corpo.

Essa secreção é produzida na mucosa que reveste o interior das narinas, faringe e laringe, contendo uma aparência viscosa e coloração transparente ou esbranquiçada, em condições normais.