Como é a tontura emocional?

Perguntado por: massuncao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

Nesse caso, a tontura costuma ser descrita como sensação de atordoamento, desequilíbrio ou cabeça pesada, e pode acontecer em qualquer lugar ou momento do dia. Há tratamento para esta situação, onde geralmente usamos medicamentos e psicoterapias ou técnicas de relaxamento e meditação.

A tontura é muito comum entre as pessoas ansiosas. Ela pode fazer com que você se sinta fora de equilíbrio ou simplesmente tenha a sensação de estar caindo. A ansiedade afeta todo o organismo; é uma reação fisiológica, comportamental, emocional e psicológica.

A presença de dificuldade na marcha, falta de coordenação e desequilíbrio, dificuldade para falar, formigamento, dormência ou paralisia na face (em geral de um lado só), escurecimento da visão ou visão borrada pode indicar comprometimento do sistema nervoso central.

Pacientes que sofrem de ansiedade costumam relatar tonturas durante as crises. Mas ela pode ser permanente em um caso chamado de tontura perceptual ou vertigem fóbica.

Procure um médico
"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

O estresse pode levar a tonturas, pois é uma alteração do estado normal do organismo, com mudanças na liberação de hormônios, das funções cardiovasculares e digestivas, do sistema nervoso e psicológicas que podem afetar secundariamente o labirinto, portanto pode ser uma causa secundária de labirintite, eliciitando uma ...

Você sente tontura com certa frequência? Os problemas mais comuns relatados incluem vertigem, desequilíbrio, tontura inespecífica e pré-síncope. De acordo com o médico nutrólogo Tasso Carvalho, isso não é normal e deve acender um sinal de alerta. “Não pode ser considerado normal sentir tontura.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

Diferente de uma labirintite comum, a doença possui causas emocionais que devem ser tratadas por um psicólogo ou psiquiatra. O labirinto é uma estrutura óssea localizada na parte interna de ambos os ouvidos. Sua infecção é o que chamamos de labirintite.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Sensação de fraqueza ou cansaço
A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.

É comum as pessoas com hipertensão apresentarem tonturas e enjoos. Além disso, é possível que esses sintomas tenham relação direta com as dores de cabeça, que podem desencadear outros problemas. Quando alguém tem tontura, normalmente quem está em volta pede que ela se abaixe e, logo em seguida, oferece sal.

Os sintomas de uma crise de labirintite emocional são semelhantes aos de uma labirintite comum, sendo os principais:

  • Náuseas e tonturas;
  • Zumbido constante no ouvido;
  • Dificuldade para ouvir ou perda momentânea da audição;
  • Sensação de ouvido entupido;
  • Desequilíbrio.

Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.

Confira 6 dos sintomas mais clássicos, a seguir, e entenda o que fazer no caso de uma emergência.

  1. Formigamento e perda de sensibilidade. ...
  2. Dificuldade na fala. ...
  3. Diminuição da força e dificuldade de ficar em pé ...
  4. Perda de memória. ...
  5. Assimetria facial. ...
  6. Dores de cabeça súbitas e fortes.