Como é a tontura de um AVC?

Perguntado por: lmodesto . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

A presença de dificuldade na marcha, falta de coordenação e desequilíbrio, dificuldade para falar, formigamento, dormência ou paralisia na face (em geral de um lado só), escurecimento da visão ou visão borrada pode indicar comprometimento do sistema nervoso central.

Episódios breves de tonturagrave duram menos de 1 minuto. No entanto, alguns pacientes descrevem sintomascontínuos, provavelmente causados por ansiedade sobre o movimento, antecipaçãode tontura ou náusea persistente que supera os períodos de tontura.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Tonturas é das mais frequentes em pacientes que sofreram AVC em tronco. Não é possível lhe dar uma resposta se estas tonturas vão desaparecer mas procure seu médico e compartilhe sua dúvida. Existem exercícios e medicamentos que podem ajudar.

A tontura frequente geralmente está associada a problemas no ouvido, como labirintite ou doença de Menière, mas também pode ser um sinal de diabetes, anemia ou até problemas cardíacos.

A pressão arterial pode estar normal durante um AVC. O que mais importa para saber se está tendo um AVC é se há perda de alguma função que existia antes (força, sensibilidade, coordenação, fala, visão, etc), esecialmente de apenas um lado do corpo.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Para confirmar o AVC, faça um teste rápido. “Rosto, Fala, Braços e Horário” (chamado de RBFH). Rosto – peça para a pessoa sorrir. Veja se um lado do rosto está inclinado ou aparenta estar dormente.

O ataque isquêmico transitório (AIT) é bastante parecido com o acidente vascular cerebral (AVC), porque os sintomas são os mesmos, como dificuldade de enxergar, dormência em algum dos lados do corpo ou perda de fala.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

De acordo com Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, várias doenças podem causar tonturas, entre elas as labirintites, doenças de causas cerebrais, metabólicas (como o diabetes), doenças tireoidianas, colesterol alto, problemas na coluna cervical, pressão alta e dieta desregrada.

Confira 6 dos sintomas mais clássicos, a seguir, e entenda o que fazer no caso de uma emergência.

  1. Formigamento e perda de sensibilidade. ...
  2. Dificuldade na fala. ...
  3. Diminuição da força e dificuldade de ficar em pé ...
  4. Perda de memória. ...
  5. Assimetria facial. ...
  6. Dores de cabeça súbitas e fortes.

Os principais sintomas do AVC silencioso
Dor de cabeça, tontura e mal-estar geral também podem ser indicativos. Em alguns casos, os pacientes podem apresentar uma leve perda de memória e mudanças repentinas de humor ou personalidade.

O Mini AVC, também chamado de ataque isquêmico transitório, trata-se de uma alteração (semelhante ao AVC) que interrompe o trajeto do sangue para uma região do cérebro, por conta da formação de um coágulo.

Que sente tonturas ou vertigens.

A tontura que acompanha ansiedade é normalmente descrita como sensação de atordoamento ou sensação de estar enjoado(a). Pode existir uma sensação de estar girando. Você também pode sentir que está oscilando mesmo estando parado(a).