Como é a tontura de anemia?

Perguntado por: apeixoto5 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Alguns de seus principais sintomas são tonturas, palidez e marcas roxas na pele. Causada pela destruição das células vermelhas do sangue, esse tipo de anemia apresenta sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés e dor em todo o corpo.

A tontura e fraqueza pode ser causada pela presença de anemia sim, e também por pouca ingestão de alimentos, desidratação e estresse. Por isso o ideal é verificar com exames bioquímicos para saber se é necessário adequar a ingestão de Ferro, B12, e ácido fólico que estão envolvidos no diagnóstico de anemia.

A anemia causa baixos níveis de hemoglobina, e é isso o que o aplicativo busca nas fotos de unhas: ele analisa a cor e alguns dados da ponta dos dedos e consegue identificar os níveis de hemoglobina, e, consequentemente, a presença ou não de anemia.

De acordo com Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, várias doenças podem causar tonturas, entre elas as labirintites, doenças de causas cerebrais, metabólicas (como o diabetes), doenças tireoidianas, colesterol alto, problemas na coluna cervical, pressão alta e dieta desregrada.

O anêmico sente cansaço, indisposição, sonolência, fadiga, alteração nas unhas, palidez na boca e na pele e pode ter queda de cabelo”, completa. Para evitar que a doença volte, é importante manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e proteínas.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

Portanto, um quadro de anemia pode influenciar na menstruação, atrasando a sua chegada ou mesmo a interrompendo por completo¹. Quando o intervalo entre uma menstruação e outra passa de 35 dias, temos um caso de oligomenorreia. Já quando a menstruação atrasa mais de três meses, recebe o nome de amenorreia¹.

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

Na verdade, pode ter consequências importantes. Na maioria das vezes, uma transfusão de sangue é considerada. Por outro lado, se o nível de hemoglobina estiver acima de 8 g/100 ml, a anemia do paciente não é considerada perigosa. Sob certas condições, é proposto tratamento para corrigir.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

A anemia provoca fraqueza, palidez, queda de pressão, tonteira, desmaio, taquicardia, sudorese, ansiedade, falta de apetite, indisposição, apatia, dor de cabeça, falta de ar e outros.

Portanto, na anemia, a pele e as mucosas recebem menos sangue, e o sangue que chega está diluído por haver falta de hemácias. Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria.

Um Teste Laboratorial Remoto, conhecido pela sigla de TLR é, segundo a RDC 302/2005 da Anvisa, um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

Pacientes com Distúrbios do Sono podem apresentar durante o dia tonturas e vertigens. Quem possui doenças vestibulares frequentemente se queixa de distúrbios do sono juntamente à sintomatologia de alterações do equilíbrio.