Como é a tontura da vista?

Perguntado por: iguterres9 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Dependendo do grau da miopia, astigmatismo ou hipermetropia, é possível sentir tonturas e até enjoos. Os sintomas são provocados pelo esforço dos olhos em ajustar a imagem vista sem nitidez, devido ao erro refrativo.

Os pacientes com labirintite não conseguem manter o olhar fixo, ele desvia os olhos junto com a cabeça para o lado em que o ouvido interno está inflamado. Os olhos vão juntos com a cabeça, mas segundos depois o paciente voluntariamente os corrige, voltando o olhar para o ponto fixado anteriormente.

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

A tontura que acompanha ansiedade é normalmente descrita como sensação de atordoamento ou sensação de estar enjoado(a). Pode existir uma sensação de estar girando. Você também pode sentir que está oscilando mesmo estando parado(a).

Em casos de AVC cerebelar, ospacientes são minimamente sintomáticos em repouso e se intensifica com omovimento. Pacientes com tontura persistente em repouso, mesmo que piorem com omovimento, têm uma síndrome vestibular aguda, geralmente causada por AVC (central)ou neurite vestibular (periférica).

Mas afinal, qual a diferença entre tonturas e vertigens? Tontura é uma sensação de desequilíbrio corporal, uma instabilidade que pode ser do tipo rotatória ou não. As vertigens são as tonturas do tipo rotatório caracterizadas pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor.

Isto é chamado de vertigem cervicogênica (VC) e significa que os sintomas da tontura são provenientes da coluna cervical. Pacientes podem sentir tontura, sensação de “cabeça vazia” e apresentar náuseas quando se movimentando ou mesmo em repouso. Os sintomas podem durar por minutos ou horas.

Tontura psicológica (emocional)
Este tipo de tontura possui relação direta com nosso subconsciente e consciente. Pessoas que têm problemas emocionais ou psicológicos, quando estão em estado de crise, tendem a perder o ritmo da respiração, causando alterações graves.

Tontura pode ser sintoma de várias doenças. Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.

Entre as doenças neurológicas que podem provocar a tontura estão o Mal de Parkinson, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumor cerebral ou Alzheimer. Relacionada ao coração, a tontura pode surgir nos casos de arritmias cardíacas, insuficiência coronariana ou em problemas circulatórios, que prejudicam o labirinto.

A vertigem é uma sensação repentina de desequilíbrio e rotação que ocorre mesmo quando a pessoa está sentada ou parada. Visão embaçada ocorre frequentemente com tonturas de vertigem. Algumas causas comuns de vertigem incluem desidratação, enxaqueca e movimentos repentinos da cabeça.

Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.

Pacientes que sofrem de ansiedade costumam relatar tonturas durante as crises. Mas ela pode ser permanente em um caso chamado de tontura perceptual ou vertigem fóbica.

Apesar de tonturas serem comuns, não devem ser encaradas com normalidade, pois as mesmas podem ser o sinal de alerta para diversas doenças que vão de situações corriqueiras, até quadros sérios e graves. Vale lembrar que a tontura é um sintoma e não uma doença.

O colesterol também pode causar a tontura. Isso porque ocorre um engrossamento do sangue que afeta a oxigenação do labirinto. E, consequentemente, prejudica o equilíbrio da pessoa. Por isso é muito importante em casos de vertigens constantes fazer um exame de sangue para detectar o LDL, o mau colesterol.

No estado de ansiedade, com a alteração desta musculatura, diversos sintomas podem surgir como visão embaçada, miopia induzida, dores de cabeça e ardor ocular.

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

Ansiedade e depressão podem ser causa ou fator agravante da tontura. Assim como a tontura pode ser sintoma de um transtorno psiquiátrico. Quase metade dos pacientes com tontura tem sintomas psiquiátricos, sendo a ansiedade mais comum que a depressão.

Quais são os principais sintomas?

  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Os principais sinais do AVC são…
perda súbita de força e formigamento no rosto, braço ou perna de um lado do corpo; dificuldade de falar; perda de visão repentina em um os nos dois olhos; dor de cabeça forte e sem causa aparente e vertigem ou dificuldade de caminhar.

Assimetria facial. Dificuldade na fala. Movimentação da língua. Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame.