Como é a tontura da diabetes?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os pacientes com alterações do metabolismo da glicose podem apresentar sintomas auditivos, vestibulares ou mistos. As tonturas podem ser rotatórias típicas, mas não é raro encontrar queixas de instabilidade, flutuação ou sensação de desfalecimento.

Entre os sinais de descompensação do diabete estão tontura, dores no peito e nas pernas.

Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Quais são os sinais e sintomas da diabetes?

  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.

A pele pode ficar seca e apresentar prurido, ou seja, coceiras. Verifique também se há manchas escuras na região do pescoço e axilas. O organismo fica mais vulnerável à infecções causadas por fungos e bactérias, como a candidíase. O excesso de açúcar favorece a reprodução e desenvolvimento de microorganismos.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

A tontura que acompanha ansiedade é normalmente descrita como sensação de atordoamento ou sensação de estar enjoado(a). Pode existir uma sensação de estar girando. Você também pode sentir que está oscilando mesmo estando parado(a).

A neuropatia diabética pode provocar problemas em todo o corpo, causando muita dor, principalmente nas suas extremidades (mãos e pés). Essa doença também pode causar problemas digestivos, urinários, cardiovasculares, sexuais e de visão.

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

O aparecimento de manchas escuras com textura aveludada também está vinculado ao transtorno. Essa alteração na pele é conhecida como acantose nigricans, doença dermatológica caracterizada por lesões de cor cinza e engrossadas.

Veja alguns dos sintomas frequentes do diabetes tipo 2:

  • Sede excessiva;
  • Urina em grande quantidade;
  • Fome excessiva;
  • Perda de peso;
  • Fadiga;
  • Visão turva.

O excesso de glicose (açúcar) no sangue é chamado de hiperglicemia ou taxa elevada de açúcar no sangue. A hiperglicemia pode levar a uma condição perigosa chamada de cetoacidose e, em casos graves, pode levar ao coma.

Confira 5 dicas de como baixar a glicose naturalmente.

  1. COMA VEGETAIS SEM AMIDO. Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. ...
  2. CONSUMA ALIMENTOS RICO EM FIBRAS. ...
  3. REGULE O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES. ...
  4. TENHA LANCHES DE EMERGÊNCIA À MÃO. ...
  5. PRATIQUE EXERCÍCIOS.

A sensação de tontura pode vir de uma queda de pressão, por exemplo. Às vezes a pessoa se refere como tontura e está tendo algo até mais grave, pode ser algo como um derrame, que pode ter uma lesão no cérebro”, afirma o Daniel Ciampi, com a recomendação para que as pessoas sempre procurem um médico em casos de tontura.