Como e a tontura da arritmia?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

O paciente apresenta tontura relacionada ao esforço, cansaço desproporcional a atividade física e sensação de desmaio. Em casos graves da doença, pode ocorrer parada cardíaca, que pode levar à morte súbita.

Dados recentes do Ministério da Saúde confirmam que durante a pandemia mais pessoas relataram problemas com ansiedade. Agora, você sabia que os sintomas de uma crise de ansiedade podem ser facilmente confundidos com sintomas de arritmia?

Quais são os sintomas da arritmia cardíaca? O paciente poderá apresentar sintomas que variam desde palpitações (batedeiras), à dores no peito. Dentre os mais comuns estão os desmaios e as tonturas. No entanto, a pessoa pode chegar a apresentar fraqueza, pressão baixa e, até mesmo, confusão mental.

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

A tontura pode ser definida como vertigem – quando tudo parece estar girando –, sensação de desmaio ou perda de equilíbrio.

Como vimos, as arritmias que causam sensação de coração acelerado pode ter diversas causas, que nem sempre estão relacionadas com problemas cardíacos graves. Mesmo assim, é importante ficar de olho, pois se o sintoma for frequente mesmo sem nenhum estímulo externo, pode ser o momento de procurar um cardiologista.

Um ponto que ajuda a diferenciar bem as duas condições é que, nos quadros de arritmia, a taquicardia inicia de forma súbita e quando se normaliza é súbito também. Já nos casos de ansiedade, o paciente costuma sentir uma sensação crescente de palpitação, que também demora a se normalizar.

Os sintomas mais comuns de arritmia cardíaca incluem: Palpitações cardíacas: Sensação de batimentos cardíacos acelerados, lentos ou irregulares. Tontura: Sensação de instabilidade ou desorientação. Desmaios (síncope) ou quase desmaios (pré-síncope): Perda temporária de consciência ou sensação de fraqueza intensa.

Ansiedade cardíaca

  1. dor no peito com pontadas;
  2. formigamento no corpo;
  3. sintomas que se iniciam após um momento estressante e, geralmente, melhora com o tempo;
  4. coração acelerado;
  5. falta de ar;
  6. excesso de suor;
  7. dor de estômago;
  8. forte sensação de medo.

R: Os principais sintomas das arritmias cardíacas são palpitações, batedeira no peito, sensação de batimentos rápidos, lentos, irregulares, às vezes cansaço de início recente e desproporcional ao grau de esforço realizado, tonteiras, desmaios, fraqueza, desconforto no peito.

"A sensação é que o coração deixou de dar uma batida, mas a pessoa também pode sentir dor e batedeira no peito, tontura ou até a perda momentânea de consciência".

O sintoma pode surgir devido a doenças do ouvido, doenças neurológicas, alterações em exames de sangue, fatores emocionais ou alterações cardíacas. A tontura é um sintoma comum em pacientes de todas as idades, embora seja uma queixa mais frequente entre idosos.

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

Os pacientes com alterações do metabolismo da glicose podem apresentar sintomas auditivos, vestibulares ou mistos. As tonturas podem ser rotatórias típicas, mas não é raro encontrar queixas de instabilidade, flutuação ou sensação de desfalecimento.

Pacientes que sofrem de ansiedade costumam relatar tonturas durante as crises. Mas ela pode ser permanente em um caso chamado de tontura perceptual ou vertigem fóbica.