Como é a sensação de solidão?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Solidão é o sentimento que surge quando nos sentimos só, mas não precisamos estar literalmente sem a companhia de outros para senti-la. Ela se manifesta até mesmo quando estamos rodeados de pessoas queridas, em ambientes movimentados e enquanto realizamos afazeres diários.

Solidão Emocional e Isolamento
A solidão emocional se dá com base na falta de relacionamento de uma pessoa. Nesse tipo de solidão, a pessoa precisa de alguém para compartilhar suas experiências no fluxo da vida, mas não tem a presença de alguém com quem possa compartilhar suas experiências.

Significa que você valoriza e respeita sua individualidade, seu próprio espaço. Todos nós precisamos curtir a nossa própria companhia, estar bem conosco, entender como a nossa essência se manifesta e tem se manifestado. E é por isso que é tão importante entender que nem sempre estar sozinho significa ser solitário.

A solidão dói e com ela vem o sentimento de inadequação, baixa autoestima e desespero, sentimentos que acompanham a solidão e transbordam em formas de atitudes, palavras, posturas e queixumes. De fato, os seres humanos não nasceram para viverem sós.

8 tipos de solidão: qual é a sua?

  • A solidão livre.
  • A solidão autoimposta.
  • A solidão da diferença.
  • A solidão entre os outros.
  • A solidão criativa.
  • A solidão do emigrante.
  • A solidão de geração.
  • A solidão nas Redes Sociais.

Uma pessoa solitária tende a gostar de passar mais tempo sozinho. Embora se sinta ligada às outras pessoas e tenha amigos, estar sozinho não significa um problema. Porém, ela sente menos vontade e necessidade de estar em eventos sociais. Contudo, esses tipos de pessoas podem funcionar muito bem em ambientes sociais.

“Quando nos sentimos tristes e estressados, nosso corpo libera substâncias e hormônios como adrenalina e cortisol, causando aumento na pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e mal colesterol.

Ficar sozinho por muito tempo aumenta a liberação do cortisol pelo cérebro, o chamado “hormônio do estresse”. E os efeitos são semelhantes ao de estar estressado: maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, diminuição da imunidade e surgimento de sintomas de depressão e ansiedade.

João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.

A sensação de vazio é, na verdade, um aviso. Significa que você não está bem e precisa reavaliar a sua vida. Por mais desesperançosa que ela possa parecer, há sempre uma solução para os problemas.

Acolha o seu vazio
O ideal é que a pessoa procure apoio psicológico e invista no autoconhecimento para entender melhor os sentimentos e as sensações. Dá para conviver melhor com o vazio e, ao mesmo tempo, obter uma vida mais equilibrada.

Entretanto, segundo psicólogos, os casos de solidão entre os adultos mais jovens estão ficando mais comuns.
...
Como quebrar esse ciclo?

  1. Procure novos ares. ...
  2. Faça academia. ...
  3. Faça voluntariado. ...
  4. Fortaleça relacionamentos existentes. ...
  5. Faça terapia. ...
  6. Pratique o autocuidado.

Terapia. Recorrer à ajuda de um profissional da psicologia é o principal recurso que a pessoa deve buscar. O psicólogo será capaz de ajudá-lo a reencontrar o sentido da sua existência e a vontade de preencher esse vazio da forma correta.

Solidão e isolamento também estão associados com aumento da pressão sanguínea, níveis elevados de colesterol, depressão e, como se não bastasse, em uma diminuição de habilidade cognitiva e surgimento de Alzheimer.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

É importante tirar um tempo só para você. Mas ficar sozinho, all by yourself, o tempo todo pode ter impactos terríveis – como aumentar as chances de ataques cardíaco ou derrames, diminuir a expectativa de vida e piorar a sua imunidade.

O pior tipo de solidão que existe é a solidão de ser incompreendido. Ela pode fazer as pessoas perderem a noção da realidade.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Olá. A perda da motivação, falta de disposição generalizada, constante vontade de evitar atividades sociais (isolamento) podem de fato estar relacionadas a um quadro de depressão. Mas sempre será fundamental a avaliação da sua situação por um profissional competente: seja com um psiquiatra e/ou um psicólogo.