Como é a saúde de um vegano?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A dieta vegana possui níveis baixos de colesterol e gorduras saturadas, e como resultado, os riscos de entupimentos de veias e artérias, que podem causar infarto, são diminuídos. Além disso, ao adotar a alimentação vegetariana, você tende a diminuir o consumo de sódio, que contribui para doenças cardíacas.

É possível perceber que mesmo nessa opção ainda existem benefícios: seguindo esse estilo de alimentação a partir dos 20 anos, ocorre um aumento na expectativa de vida em 6,2 anos para mulheres e 7,3 anos para homens.

O professor Spector pondera que uma dieta vegana não é necessariamente mais saudável. "Tudo depende da qualidade da comida e não se trata apenas de ter ou não ter carne no seu prato", diz. "Muitos veganos podem consumir uma grande quantidade de comida ultraprocessada", exemplifica.

Nesses versículos, Deus institui uma dieta de origem vegetal, tanto para humanos como para animais não humanos. Deus, em outras palavras, criou o mundo vegano. E é esse mundo vegano que Deus continua a declarar muito bom (Gênesis 1:31).

Observou-se que as dietas vegetarianas e veganas melhoram o perfil de nossas bactérias intestinais, nos protegendo contra várias doenças. Na alimentação, os extremos podem não ser bons, mas se bem planejados, são alternativas saudáveis.

Se todo mundo parasse de comer carnes, derivados de leite de vaca e de ovinos, do dia para a noite a economia sofreria um baque gigantesco. As pessoas que trabalham na pecuária, avicultura e pesca ficariam desempregadas… e estamos falando de 1,5 bilhão de pessoas – ou 20% da população mundial.

Vantagens: eliminação do consumo de colesterol da dieta; combate à exploração de animais para produzir comida. Desvantagens: perdas do leite como fonte de cálcio da alimentação, de fontes de vitaminas do complexo B e de fontes de proteína de alta qualidade.

Dieta vegetariana
Sem um pedacinho de carne sequer na boca, a humanidade deixaria de ter 7,3 milhões de mortes anuais relacionadas a doenças ligadas à alimentação. Sem contar que as emissões seriam reduzidas em 63%. A economia seria da ordem de até US$ 1,06 trilhão ao ano.

Confira a seguir 5 dicas de como ter uma alimentação vegana saudável:

  1. 1 – Mantenha o prato sempre colorido. ...
  2. 2 – Estude os alimentos. ...
  3. 3 – Atenção aos nutrientes que devem ser ingeridos frequentemente. ...
  4. 4 – Suplementação. ...
  5. 5 – Dê preferência a feira ou hortifrutis de produtores locais.

De acordo com o estudo, publicado na revista JAMA Internal Medicine, entre um grupo de 70.000 participantes, os pesquisadores encontraram que indivíduos vegetarianos tinham um risco de morte 12% menor em comparação com os não vegetarianos.

A alimentação vegana, ou seja, sem nada de origem animal, pode ser sim muito cara, mas também ser extremamente acessível e barata, assim como qualquer forma de se alimentar. Tudo é relativo e depende da forma que nos alimentamos.

Aliás, muitas vezes, o que justifica o preço mais alto de um produto vegano é justamente a demanda, que é muito inferior à de produtos não-veganos. “Mas aí você tem duas opções: comprar ou aprender a fazer”, afirma Raquel, que completou um ano de veganismo em setembro de 2021.

A dieta vegana ofereceu um efeito de proteção contra a doença, e ainda melhorando a saúde vascular. As pessoas que optam em serem veganas, tendem a pesquisar mais por alimentos, dessa forma acabam ajudando os animais e o meio ambiente, evitam a matança e consomem alimentos que não prejudicam o meio ambiente.

De acordo com uma revisão acadêmica de mais de 160 pesquisas realizada por especialistas da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, uma dieta vegana pode ser pobre nos seguintes nutrientes: vitamina B12, cálcio, ferro, vitamina D, proteínas e ômega 3.

Veganismo não é religião, credo ou crença, embora você provavelmente já tenha se deparado com um vegano —pode até ter sido eu mesma— pregando a palavra dele em um churrasco, uma festa de família ou uma mesa do bar.

Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

Portanto, além das carnes, os veganos não consomem outros alimentos vindos de animais, como mel, leite e ovos da alimentação. Eles também não usam produtos que envolvam algum tipo de sofrimento ou exploração animal.